Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas – COPARC.
EDITAL 001/2023 COPARC - COM ADITIVOS 01 e 02
O Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas – COPARC é uma instância vinculada ao Conselho Universitário- CONSUNI da UFRB que tem a função de zelar pelo cumprimento e salvaguarda dos programas e medidas especiais adotadas pela UFRB para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.
Atribuições:
- Acompanhar a aplicação das políticas afirmativas na UFRB no que se refere ao acesso através das reservas de vagas.
- Apurar as suspeitas e/ou denúncias de fraudes formalizadas na instituição, através de processos administrativos.
Composição:
- Comissão de Aferição de Autodeclaração (CAAD): criada especificamente para a realização do procedimento de heteroidentificação. Considera-se procedimento de heteroidentificação a identificação por terceiros da condição autodeclarada.
- Comissão Recursal (CORE): Responsável pela análise dos recursos não reconsiderados pela CAAD.
- Comissões de Aferição de Pessoas com Deficiência – CAPED (Administrativa ou Acadêmica): Responsável pelos procedimentos de aferição da deficiência dos/as candidatos/as aos concursos públicos e/ou processos seletivos realizados para ingresso na UFRB.
- Comissão Especial de Averiguação (CEA): Responsável pela averiguação de denúncias e/ou fraudes em concursos públicos/processos seletivos.
Todo o procedimento de heteroidentificação ou de aferição da pessoa com deficiência está descrito na Resolução CONSUNI nº 03/2018
registrado em:
Notícias