Aulão inaugural 2024

UPT UFRB 2024 reúne 260 estudantes em aulão no campus Cruz das Almas

Publicado: Quinta, 11 Julho 2024 19:09

IMG 0089

No último dia 6 de julho de 2024, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou o 1º aulão UPT UFRB 2024. O evento reuniu aproximadamente 260 estudantes do programa Universidade Para Todos (UPT) que estão se preparando para os processos seletivos de ingresso no ensino superior.

Os estudantes participantes vieram de diversas localidades, incluindo Amargosa, Brejões, Distrito de Serrana (Km100), Milagres, Elísio Medrado, Itatim, Governador Mangabeira, São José do Itaporã, Muritiba, Sapeaçu, Cachoeira e Santiago do Iguape.

IMG 0307

A magnífica reitora da UFRB, Profa. Dra. Georgina Gonçalves, esteve presente e destacou a importância do programa UPT para a ampliação das oportunidades de ingresso no ensino superior. Em seu discurso, a reitora enfatizou a relevância do programa como um instrumento de democratização do acesso à educação superior.

IMG 0039

Profa. Dra. Gina Gonçalves - Magnífica Reitora da UFRB

A coordenadora geral do programa na UFRB, Profa. Dra. Rafaela Lima, também fez um discurso motivador, encorajando os estudantes a participarem ativamente do UPT. Ela ressaltou como o programa pode transformar a vida dos jovens, oferecendo uma "rota de fuga" para novas oportunidades e o alargamento dos caminhos por meio da Educação.

IMG 0007

Profa. Dra. Rafaela Lima

O evento contou ainda com a palestra "Mudanças Climáticas: Economia e Política, do Lugar ao Mundo", proferida pelo Prof. Dr. Shanti Marengo, que abordou temas cruciais sobre o impacto das mudanças climáticas em diversas esferas. Para finalizar, a Profa. Dra. Lisana Rodrigues ministrou um aulão de Redação, proporcionando aos estudantes valiosas dicas e técnicas para aprimorar suas habilidades na escrita.

IMG 0105IMG 0226

Professores Shanti Marengo (à esquerda) e Lisana Rodrigues (à direita)

O 1º aulão UPT UFRB 2024 foi um sucesso, reafirmando o compromisso do coletivo com a Educação e a formação de jovens preparados para enfrentar os desafios dos processos seletivos e da vida acadêmica.