130 anos de Abolição? Resistências e Políticas Públicas de Reparação

V CICLO DE DEBATES: SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM HISTÓRIA DA ÁFRICA, DA DIÁSPORA E DOS POVOS INDÍGENAS - UFRB

Seminário realizado por estudantes de mestrado da UFRB propõe a reflexão sobre os 130 anos de abolição da escravidão

O Seminário 130 anos de abolição? Resistências e Políticas Públicas de Reparação é um evento promovido pelo Programa de Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas - PPGMPH /UFRB e acontece no dia 14 de novembro, no auditório do prédio Leite & Alves, no CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. O evento tem como intuito realizar três mesas interdisciplinares que discutirão os 130 anos de abolição da escravidão no Brasil.

Com olhares que permeiam as formas de resistências do povo negro no processo histórico brasileiro, o debate propõe uma análise sobre o Protagonismo da mulher negra no pós abolição (MESA 1); e uma análise sobre os 15 anos de implementação Lei 10.639/03 - regula a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileira nas redes públicas e particulares de educação (MESA 2).

Integra a programação do evento uma discussão sobre pesquisas com a cultura e historia dos povos indígenas (MESA 3)*.

A programação conta também com a apresentação do grupo de dança ABW CREW - Cachoeira / BA, o grupo de percussão MULEKI É TU, e um Sarau promovido pelos mestrandos do PPGMPH /UFRB.

A importância do evento está em sua continuidade, enquanto atividade pública do programa de mestrado, e a integração da pesquisa acadêmica com artistas locais, estudantes, professores e gestores de instituições de ensino.

INFORMAÇÕES GERAIS

Data: 14 de novembro

Local: Auditório do Tranquilino Bastos - Prédio Leite & Alves - CAHL

FB: https://www.facebook.com/events/1908223302807904/