Homenagem ao Docente Elinsmar Vitória Adorno (in memoriam)

Publicado: Quarta, 20 Abril 2016 09:41

No dia 16 de abril de 2016 foi realizada uma homenagem ao Docente Elinsmar Vitória Adorno (in memoriam). O evento foi organizado pela Comissão designada pelo Conselho Diretor do CCAAB, composta pelos professores Sérgio Schwarz da Rocha, Elissandra Ulbricht Winkaler e Rogério Ferreira Ribas.

Estiveram presentes o Magnífico Reitor da UFRB, Professor Sílvio Luis de Oliveira Soglia, o Diretor do CCAAB, Professor Elvis Lima Vieira, o Vice-Diretor do CCAAB, Professor Josival Santos Souza, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoal, Sr. Wagner Tavares da Silva, além de Docentes, Servidores Técnico-Administrativos e Discentes de diversos Centros da UFRB.

Para receber a homenagem estiveram presentes a Sra. Otavia Vitória Adorno, mãe do Professor Elinsmar Adorno, as Sras. Elisângela Vitória Adorno e Maria Consuelo Adorno de Araújo (irmãs do professor) e a sobrinha Poliana Ramalho Adorno.

DSCN5016

Durante o evento a Direção do CCAAB e a Comissão Organizadora destacaram a importante contribuição acadêmica do Professor Adorno para o CCAAB e a UFRB, o Professor Fabiano Machado Martins e a Discente Maria Cecília também prestaram homenagem ao Professor representando as classes docentes e discentes do CCAAB.

O Professor Elvis Lima Vieira, Diretor do CCAAB, em sua fala, abordou a importância da "VIDA" sob dois aspectos: a quantidade e a qualidade. Quando se referiu ao Professor Adorno lamentou que a "quantidade de vida" que tivemos o prazer de desfrutar juntos foi pequena. Ressaltou que a "qualidade de vida" que Adorno nos privilegiou foi marcante: "...em pouco tempo conosco Adorno conseguiu agregar, cativar, entusiasmar e direcionar colegas e estudantes para um "estilo de vida de melhor qualidade", com ótimo humor e sabendo conviver com problemas de uma forma toda especial e vitoriosa. A UFRB e o CCAAB "perdeu" um grande Profissional, Amigo e Exemplo, vamos precisar trabalhar mais para conseguirmos realizar todos nossos Planos Institucionais, sem a proatividade, trabalho e carisma do nosso Colega Adorno".

O Professor Sérgio Schwarz lembrou-se "...da amizade e companheirismo de Adorno e toda sua trajetória dentro da UFRB, de sua dedicação ao ensino e compromisso com uma Universidade de Qualidade".

O Magnífico Reitor destacou que "... este é o primeiro registro de um prédio com o nome de um docente, aprovado pelo CONSUNI, isto é um mérito significativo, pois outros prédios, provavelmente receberão o nome de grandes educadores, porém o do Setor de Ciências Biológicas do CCAAB será o primeiro... O Professor Adorno será lembrado pelo seu grande legado, servindo de inspiração para toda a comunidade acadêmica, sendo um exemplo de educador que estabeleceu uma relação de humanidade com os discentes e é disso que a Universidade necessita, de verdadeiros educadores".

"A cerimônia foi marcada por uma mistura de saudade, comoção e profunda paz, harmonia e alegria, pois ali estávamos unidos para reconhecer e prestar o devido reconhecimento pela amizade, dedicação, amor à docência e luta pela qualidade do ensino de nosso eterno colega de profissão e amigo, Elinsmar Adorno". (Professor Sérgio Schwarz, Presidente da Comissão Organizadora)

Fotos do evento