Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação
Início do conteúdo da página

1. TÍTULO: GENERALIZAÇÕES DA TEORIA DE OTIMIZAÇÃO ERGÓDICA 

Número na PPGCI: PG396-2020

Financiamento: Sem financiamento.

Área de conhecimento: Área de Matemática e Estatística.

Data de aprovação no CETEC: 23/04/2020.

Vigência: 01/04/2020 a 28/02/2023

Docente:  João Tiago Assunção.

E-mail do coordenador: jtagomes@ufrb.edu.br

Resumo: Este documento apresenta proposta de projeto de pesquisa cujos temas centrais são as principais vertentes atuais de generalizações para a teoria de otimização ergódica. Busca-se, em um primeiro momento, exibir e classificar as subação no cenário de shifts de Markov enumeráveis, que viabiliza um estudo mais abrangente do formalismo termodinâmico. Simultaneamente, no contexto de sequências de funções, intenta-se apresentar sequências subaditivas equivalentes para caracterização de conjuntos maximizantes, os quais fornecem novas perspectivas para a análise do raio espetral conjunto. Para isto realizar, pretende-se incorporar as ferramentas desenvolvidas recentemente pelo coordenador deste projeto para o tópico de estudo.

2. TÍTULO: AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE LARVAS DE TENÉBRIO NA BIODEGRADAÇÃO DE RESÍDUOS DE EVA (COPOLÍMERO ETILENO/ACETATO DE VINILA) PROVENIENTES DO SETOR INDUSTRIAL.

Número na PPGCI: PG590-2020

Financiamento: Sem financiamento.

Área de conhecimento: Área de Sistemas Mecânicos.

Data de aprovação no CETEC: 23/04/2020.

Vigência: 12/08/2020 a 31/12/2025.

Docente:  Jânia Betânia Alves da Silva.

E-mail da coordenadora: janiabetania@ufrb.edu.br

Resumo: O imenso acúmulo de resíduos plásticos principalmente à base de petróleo representa uma grande parte dos materiais preocupação ambiental para socie-dade mundial. O processo de degradação dos polímeros (plásticos) é definida como uma alteração física ou química, devido a fatores ambientais (luz, calor, umidade, condições químicas ou atividade biológica). Quando acontece via atividade biológica, é chamada de biodegradação, nesse processo o polímero é despolimerizado em monômeros, e na etapa final ocorre a mineralização, ou seja, os monômeros degradados são convertidos em CO2, água, e biomassa microbiana estabilizada. Neste sentido uma alternativa eficiente e ambientalmente amigável, vem sendo investigada, a biodegradação de polímeros sintéticos (Poliestireno - PS e Policloreto de vinila - PVC) utilizando larvas e desouros da família cosmopolita dos Tenebrios, que pertence à ordem Coleoptera da família Tenebrionidae, mostrando resultados favoráveis a biodegradação. No entanto o número de estudos ainda é bastante restrito, o que motiva novas pesquisas relacionadas a este tema. A resina EVA (copolímero etileno/acetato de vinila) é material de custo relativamente baixo, utilizada em solados, sandálias, palmilhas e entressolas de calçados. O processo de corte e acabamento de chapas expendidas de EVA gera em média de 18% em massa de material residual, perfazendo o montante estimado no Brasil deste tipo de descarte da ordem de 7.932 toneladas anuais. Neste sentido este trabalho propoe a utilização de larvas de Tenébrio para degradar resíduos de EVA, provinientes do setor industrial..

3. TÍTULO: SMART UFRB 

Número na PPGCI: PG645-2020

Financiamento: Sem financiamento.

Área de conhecimento: Área de Sistemas Elétricos e Computacionais.

Data de aprovação no CETEC: 23/04/2020.

Vigência: 01/08/2020 a 31/12/2023.

Docente: José Valentim dos Santos Filho.

E-mail do coordenador: valentim@ufrb.edu.br

Resumo: O grande volume de estudos científicos, bem como as diversas iniciativas bem sucedidas ao redor do mundo de construção de Cidades Inteligentes despertou o interesse em estudos sobre ambientes mais restritos, mas não menos complexos, como, por exemplo, os campi universitários. De fato, campi podem ser comparados a pequenas cidades com necessidade de oferecer serviços de forma eficiente e de acordo com a necessidade dos que fazem uso desses serviços. Campus Inteligente pressupõe a rápida reação ao cenário e disponibilização de serviços/informações sob demanda. Sua implantação, no entanto, deve levar em conta o contexto educacional em que está inserido, visto que um dos seus principais objetivos é proporcionar uma experiência de qualidade não só em relação aos serviços de apoio como, por exemplo, restaurantes, biblioteca e mobilidade, entre outros, mas também em relação à própria educação, contemplando aspectos como ensino e aprendizagem(FERREIRA; ARAúJO, 2018).

4. TÍTULO: DECOMPOSIÇÃO OPEN BOOK E NÓS FIBRADOS.

Número na PPGCI: PG993-2020  

Financiamento: Sem financiamento.

Área de conhecimento: Área de Matemática e Estatística.

Data de aprovação no CETEC: 25/09/2020.

Vigência: 15/09/2020 a 16/09/2025.

Docente:  Antônio Andrade do Espírito Santo.

E-mail do coordenador: andrade@ufrb.edu.br

Resumo: Neste projeto, pretendemos estudar alguns resultados sobre decomposição open book produzidas sobre esferas e também estudar alguns resultados sobre nós fibrados, e, em seguida, apresentar uma coletânea dos principais estudos realizados, durante a execução do projeto.

5. TÍTULO: AÇÕES E TECNOLOGIAS APROPRIADAS À REDUÇÃO DA DESPESA E DA DEMANDA DE ÁGUA EM UNIDADES DE ENSINO SUPERIOR.

Número na PPGCI: PVG59-2020

Financiamento: Sem financiamento.

Área de conhecimento: Área de Tecnologia Ambiental.

Data de aprovação no CETEC: 16/09/2020.

Vigência: 01/08/2020 a 02/08/2021.

Docente:  Rosa Alencar Santana de Almeida.

E-mail da coordenadora: rosaalencar@ufrb.edu.br

Resumo: A principal forma de obtenção de água no ambiente urbano são as redes de distribuição dos sistemas de abastecimento. Como maneira complementar são usadas outras fontes como poços, cisternas ou mesmo captação de água de chuva, normalmente como suprimento para usos não potáveis. Em qualquer tipo de abastecimento, são oportunas ações e tecnologias para contenção da demanda. Sejam ações de uso racional da água nas edificações, com a consequente redução das contas de consumo. Ou tecnologias para monitoramento e redução de vazões em aparelhos sanitários, ou ainda a utilização de novas fontes de água para usos não nobres, como formas de reduzir as demandas. Este cenário enseja a investigação de experiências exitosas na implantação de ações e de tecnologias apropriadas para no uso racional da água. Aliado a isto, tem-se a oportunidade de estudar outras variáveis que possam contribuir para economia nas despesas com abastecimento de água, especialmente em unidades de ensino, tarifadas como estabelecimentos públicos não residenciais. A presente proposta objetiva, portanto, averiguar iniciativas adotadas por instituições públicas para racionalização de consumo de água e diminuição das despesas com abastecimento, bem como pesquisar tecnologias funcionais e acessíveis para serem implantadas em unidades não residenciais. Espera-se aplicar os conhecimentos adquiridos em um Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com a finalidade contribuir para racionalizar a demanda e as despesas com abastecimento de água na instituição.

6. TÍTULO: UM ALGORITMO DE PONTOS INTERIORES PARA O PROBLEMA DE KNAPSACK ILIMITADO USANDO POLÍTOPOS MAXIMAIS INTEIROS 

Número na PPGCI: PVG61-2020

Financiamento: Sem financiamento.

Área de conhecimento: Área de Matemática e Estatística.

Data de aprovação no CETEC: 16/09/2020.

Vigência: 01/10/2020 a 30/09/2022.

Docente:  Eleazar Gerardo Madriz Lozada.

E-mail do coordenador: eleazar@ufrb.edu.br

Resumo: Um dos problema mas importante da programação linear inteira é o da Mochila Ilimitada, conhecido na literatura especializada com ”Unbounded Knapsack Pro- blem ”(UKP). No intento de resolver-lo nos últimos 24 anos uma grande quantidade de artigos foram gerados, em especial alguns algoritmos usando as metodológias de ponto interiores para relaxações do problema, infelizmente até agora não existe um algoritmo em tempo polinomial que resolva o UKP e esta é em uma das mo- tivações que nos levam apresentar esta proposta de projeto de pesquisa. A proposta está fundamentada no uso de uma classe de polı́topos encontrados no conjunto de soluções factı́veis a um UKP em função de desenhar e implementar um Algoritmo de Pontos Interiores para o UKP.

7. TÍTULO: IMPACTOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS DA MEDIÇÃO AUTOMATIZADA DE HIDRÔMETROS: CONSTRUINDO E IMPLANTANDO UMA NOVA PROPOSTA PARA GERIR A ÁGUA NA UFRB.

Número na PPGCI: PG1071-2024

Financiamento: Sem financiamento.

Área de conhecimento: Área de Tecnologia Ambiental.

Data de aprovação no CETEC: 16/09/2020.

Vigência: 19/10/2020 a 18/10/2021.

Docente:  Lidiane Mendes Kruschewsky Lordelo

E-mail da coordenadora: lidiane@ufrb.edu.br

Resumo: A disponibilidade da água é um fator decisivo para o desenvolvimento econômico de uma região. O consumo exagerado e mau uso da água tem gerado escassez, principalmente devido ao aumento da população, a introdução de novas demandas para atender ao conforto da sociedade e a perda de qualidade dos mananciais. Por esse motivo, é relevante uma análise aprofundada nesse setor, com a finalidade de trazer soluções eficazes, para um consumo eficiente da água. Existem alternativas que ajudam no controle e na redução do consumo da água, como: sistema de medição individualizada e equipamentos economizadores de água. Porém a utilização desses sistemas tem um custo elevado, mesmo considerando a redução do valor a ser pago pela redução do consumo. Nesse sentido, esse projeto tem como objetivo estudar os sistemas existentes no mercado e propor um sistema similar, confeccionado no laboratório da computação no CETEC/UFRB. O projeto é justificado há comprovação de que a medição individualizada é uma estratégia eficaz na redução do consumo de água, que traz como benefícios à melhoria no controle da utilização da água de cada unidade abastecida, precavendo possíveis desperdícios gerados a partir de vazamentos visíveis e não visíveis. A medição individualizada consiste na instalação de hidrômetros em cada unidade de consumo, como em um edifício ou em unidade residencial, de modo que seja possível medir todo o volume de água consumido.

8. TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO MODELO SWAT PARA ANÁLISE DE RESPOSTAS HIDROSSEDIMENTALÓGICAS EM DIFERENTES CENÁRIOS NA BACIA DO RIO PARAGUAÇU-BAHIA

Número na PPGCI: PG1076-2024

Financiamento: Sem financiamento.

Área de conhecimento: Área de Geociências.

Data de aprovação no CETEC: 04/04/2023.

Vigência: 01/09/2020 a 31/08/2023.

Docente: Thomas Vincent Gloaguen

E-mail do coordenador: thomasgloaguen@ufrb.edu.br

Resumo: Modelos hidrológicos são importantes ferramentas para auxiliar no gerenciamento de bacias hidrográficas e, assim, minimizar os efeitos de processos erosivos ou de poluição das águas. Essas ferramentas podem predizer o impacto da agricultura e do uso e ocupação da terra, na qualidade e quantidade das águas superficiais e subterrâneas. A utilização desses modelos propicia a previsão de impactos ambientais e a otimização dos custos de gerenciamento. Os modelos hidrológicos, uma vez alimentados com dados básicos da bacia hidrográfica ou região de interesse, podem fornecer uma série de informações e estimativas sobre as variáveis hidrológicas do local, tais como a vazão dos rios, a evapotranspiração, dados diversos sobre qualidade da água e água subterrânea, além da produção, transporte e deposição de sedimentos. Tornam-se, assim, importantes instrumentos aos tomadores de decisão na área ambiental, podendo auxiliar, inclusive, na elaboração de cenários em programas de pagamento por serviços ambientais (PSA). Um desses modelos é o SWAT - Soil and Water Assessment Tool, desenvolvido para o Departamento de Agricultura (ARS/USDA) dos Estados Unidos. Neste modelo há a integração entre interfaces de SIG (Sistema de Informação Geográfica) e equações matemáticas que representam o comportamento hidrológico da bacia. Essa integração é possível através da interface ArcSWAT, que permite que o modelo seja alimentado de maneira mais fácil e intuitiva, possibilitando também uma melhor compreensão dos resultados obtidos com as simulações.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página