Fechar
Estrutura Organizacional

Diretoria

A Diretoria do Centro de Ensino, órgão executivo que administra, coordena e superintende todas as atividades da unidade,exercida pelo Diretor, auxiliado pelo Vice-Diretor e assessorado por uma Coordenação de Gestão Acadêmica e umaGerência Técnica,em conformidade com o disposto no artigo 38 do Estatuto. (Regimento Geral da UFRB)

Art. 38 - Compete ao Centro: I - produzir, transmitir e difundir cultura e conhecimentos pertinentes à sua área específica, mediante: a) oferta de cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão; b) realização de programas de pesquisa, extensão e estágio integrados ao ensino; e c) promoção de programas de educação seqüencial e continuada; II - desenvolver atividades culturais e de extensão, incluindo a prestação de serviços e consultorias; e III - realizar a execução orçamentária e financeira, no que couber. (Estatuto da UFRB)


 

Composição (2023 a 2027)

 

Profa. Dra. Creuza Souza Silva  Profª. Drª. Creuza Souza Silva (Agenda)
 Diretora do Centro de Formação de Professores da UFRB
Doutora em Química pela UFBA (2016), mestre em Química pela UESB (2007), licenciada em Ciências com Habilitação em Química pela UESB (1993). Cursou especialização em Química Ambiental pela UESB (2000) e Gestão e Planejamento em Sistemas em EAD pela UNEB (2005). Tem experiência na área de tecnologia educacional e ensino de química na Educação Básica. É professora no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - CFP/ UFRB, atuando na área de Educação Química. (Ver Curriculo Lattes)
E-mail: dEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Tel: (75) 3634-3184

 

 

Prof. Dr. Fernando H. Tisque dos Santos Prof. Dr. Fernando H. Tisque dos Santos (Agenda)
Vice-Diretor do Centro de Formação de Professores da UFRB
Doutorado (2015) e Mestrado (2010) em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na linha de pesquisa de História da Educação e Historiografia. Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente é professor adjunto no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Amargosa- BA. É coordenador do projeto de pesquisa "Ensinar e Aprender História nas séries iniciais: formação de professores, currículos e práticas escolares na região do Vale do Jiquiriçá (BA)". Membro do grupo de pesquisa e extensão LEIA (Literatura, Escrita, Identidade e Artes) do Centro de Formação de Professores da UFRB. Participou do PIBID - História -USP como professor colaborador. Atuou como Coordenador do curso de Lato Sensu Educação e Interdisciplinaridades da mesma instituição. Atua como Chefe do Núcleo de Pós-Graduação do Centro de Formação de Professores da UFRB. Temas de interesse: Ensino de História, História da Educação Rural no Brasil, História da Educação, formação de professores, educação do campo, História oral. (Ver Curriculo Lattes)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Tel: (75) 3634-3603

 

 

 

Profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga Profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Substituta Eventual da Vice-Direção
Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral realizado na Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Educação - Ênfase em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Foi professora visitante na Universidad de Los Lagos - Osorno, Chile (2016-2017), e na Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA (2017-2019). Possui experiência na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora adjunta e coordenadora do Colegiado de Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores, Amargosa, Bahia. Coordenadora do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 2022-2024. Também atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM_UESC) e do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGECFP - UESB) - campus Jequié. Professora colaboradora no projeto de pós-doutorado estratégico em Educação Matemática na Linha 3: História, Cultura e Inclusão em Educação Matemática do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC), membro do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMDiC) e faz parte do Grupo de Trabalho História da Matemática e Cultura (GT5) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Compõe o ranking internacional de cientistas mais produtivos e influentes em suas áreas de atuação: AD Scientific Index - Latin America Scientists Citiation Rankings 2023 e 2024. Linha de Investigação: Aprendizagem e Formação de Professores; Tendências da Educação Matemática, em especial Modelagem na Educação e Etnomatemática. Direcionando-se atualmente para a Etnomodelagem. (Ver Curriculo Lattes)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Período: De 07/12/23 a
Prof. Dr. Glenon Dutra Prof. Dr. Glenon Dutra 
Substituto Eventual da Vice-Direção
Possui graduação em Física pela UFMG (1998), é especialista em Ensino de Ciências (modalidade Física) pelo CECIMIG-UFMG, mestre em Ensino de Ciências e Matemática (modalidade Física) pela PUC-Minas e Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade do Minho. Atualmente é professor no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). (Ver Curriculo Lattes)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   Período: Junho/22 a 07/12/23