Estamos cada vez mais perto do nosso Encontro em Cachoeira-BA! Para que todos possam se programar melhor, segue algumas dicas da cidade!
CLIMA
A cidade possui um clima tropical. Durante o mês de abril, geralmente, temos dias bastante quentes e úmidos, com chuvas pontuais no início da manhã. Como a cidade está numa região montanhosa formando um vale, a sensação térmica do calor sempre é maior que a temperatura real. A previsão do clima durante os dias do VIII Enapegs é de temperatura máxima de 29º e mínima de 26º, com umidade relativa de 60%.
Recomendamos usar roupas leves, sandálias confortáveis e tomar bastante água, principalmente, durante o dia.
Manteremos ar-condicionados ligados nas salas e auditórios. Assim, recomendamos aos mais friorentos que tragam lenços, echarpe, blusas ou casacos mais finos de mangas longas etc. As noites têm feito climas bem agradáveis.
Aproveite para contemplar e sentir a brisa às margens do Rio Paraguaçu.
ONDE COMER
A maioria dos restaurantes e bares da cidade ficam no Centro, sendo possível ir caminhando do CAHL/UFRB até eles. Durante o evento todos receberão materiais informativos com dicas de restaurantes e bares na cidade.
BANCOS
Existem agências do Banco do Brasil, Caixa (ao lado do CAHL/UFRB) e Bradesco, em Cachoeira e São Félix. Além disso, há um caixa multibanco no Supermercado Pereira, próximo ao CAHL/UFRB.
Quase todos os estabelecimentos comerciais aceitam cartão de débito e, alguns, cartão de crédito.
INTERNET E TELEFONES
O código de área em Cachoeira é 75. Há cobertura para todos as operadoras de telefonia móvel.
Há internet wi-fi na maioria das pousadas e no Cahl/Ufrb, além de algumas lan houses. No Cahl/Ufrb, os participantes do Enapegs poderão também usar o laboratório de informática.
Para quem usa modem móvel, há cobertura da Vivo, Oi e Claro. Porém, salientamos que não operam com tecnologia 3G ou 4G sendo, geralmente, com velocidade bem lenta.
LOCOMOÇÃO NA CIDADE
Cachoeira é uma cidade pequena, sendo possível se locomover pelo Centro da cidade onde está o CAHL/UFRB, as principais pousadas, restaurantes e bares, caminhando. Aliás, o que é bastante agradável, principalmente, às margens do Rio Paraguaçu.
Não há serviço de transporte público na cidade. Há táxis e moto-táxis.
Durante o dia e a noite, até umas 20 h, é bastante tranquilo caminhar. Evite caminhar sozinh@ após este horário, principalmente, na Ponte D. Pedro. Na região da orla do Rio Paraguaçu sempre está mais movimentada.
GUIA TURÍSTICO DE CACHOEIRA-BA
Além das várias informações sobre a cidade que existem na internet, existe um aplicativo para telefones móveis (IPhone e Android) – Guia Turístico de Cachoeira – BA, gratuito.
]]>
Sejam bem vindo@s a heróica e monumental Cachoeira! Sigamos construindo novas pontes da gestão social!
Baixe aqui as programações:
Programação Atividades Autogestionadas
Programação Espaço de Trocas de Metodologias de Formação em Gestão Social
]]>Temos o prazer de divulgar a programação do Sarau Gestão Social.
Agradecemos a todos que se inscreveram e enviaram previamente suas propostas para o Sarau. Para quem não conseguiu se inscrever, teremos Espaços Abertos para que você possa ainda mostrar e compartilhar sua arte. Inscreva-se durante o evento!
Lembramos que o Sarau inicia no dia 27 de abril, às 19h30 no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da UFRB! Queremos recebê-l@s com toda a afetividade do Recôncavo da Bahia, com muita alegria, cultura e arte...e, óbvio, muito samba de roda!
Baixe a programação do Sarau Gestão Social.
]]>
Durante o VIII ENANPEGS você terá a oportunidade de compartilhar sua arte viva: dança, música, performance, poesia . Arte que venha enriquecer o propósito do encontro. Cabe lembrar que pensamos a gestão social como campo no qual a produção de conhecimento possa acontecer por meio do pensamento sistematizado, das abordagens técnicas, das criatividades e das artes, como várias formas e expressões do humano, todas igualmente legítimas e necessárias para guiar a ação e a transformação.
O tema do evento é Gestão Social e Interdisciplinaridade: construindo novas pontes e expandindo fronteiras, tendo as seguintes questões norteadoras: Como fortalecer as pontes entre a gestão social, em sua polissemia, com a ação pública e as políticas públicas? Quais os diálogos possíveis e necessários entre os estudos de gestão social e as diferentes temáticas da agenda política, tais como mobilizações sociais, gênero, raça, sexualidade, pessoas com deficiência, juventude, patrimônio cultural, entre outras? Como fortalecer diálogos internacionais sobre a gestão social? Quais as diferentes formas de materialização e instrumentalidades da gestão social? Quais as fronteiras que podem avançar na compreensão sobre o que é e não é gestão social?
O nosso Sarau acontecerá no dia 27 de abril - das 20h30 às 22h; e nos dias 28 e 29 - das 20h30 às 22h00 e nos intervalos das sessões da manhã e da tarde, exceto na manhã do dia 28. Estamos incluindo nesta chamada os participantes do ENAPEGS e os estudantes, professores e funcionários da UFRB. Além disso teremos alguns convidados especiais locais como liras, bandas e sambas de roda locais.
Orientações para as inscrições:
Desde já agradecemos o seu interesse e participação e contamos com você para ampliarmos o escopo do nosso VIII ENAPEGS. Sigamos apreendendo e construindo juntos um grande evento inovador!
Maria Suzana Moura (UFBA) e Valéria Giannella (UFCa)
Coordenação do I Sarau Enapegs
]]>
Esclarecemos que, devido a grande quantidade de trabalhos e limitação de espaço físico, não será possível atender a pedidos de alteração de horários, exceto em casos de que haja choque na programação para um mesmo autor (esperamos já ter eliminado estes choques).
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
a) Todas as sessões são formadas por no mínimo 3 e no máximo 4 comunicações orais de trabalhos apresentados em um ou dois GTs, sendo estes alocados por afinidades temáticas. Algumas sessões ainda incluem apresentação de posteres.
b) Cada sessão terá um mediador previamente indicado que fará o controle do tempo de apresentação e mediação dos debates. Caso desejem, os coordenadores GTs poderão no ato da apresentação incluir outros debatedores e relatores na sessão.
c) Cada sessão terá duração de duas horas e o tempo máximo de apresentação de cada trabalho será de 15 minutos, deixando mais tempo para o debate. Caso haja posteres na sessão, estes deverão estar expostos durante a sessão, devendo o coordenador dar até 5 minutos para que o autor possa explicá-lo. Antes e após a sessão os posteres poderão estar expostos no hall destinado a isso.
d) Os dias e horários destinados para as apresentações são:
28/04/2014 – 14h às 16h – 11 sessões simultâneas
29/04/2014 – 8h30 às 10h30 – 10 sessões simultâneas
29/04/2014 – 14h às 16h – 10 sessões simultâneas
30/04/2014 – 8h30 às 10h30 – 11 sessões simultâneas
e) A coordenação científica do evento encaminhará via e-mail um template de slides (.ppt) para os autores que desejarem utilizá-los nas apresentações. Este é opcional e podeser adaptado. Em todo caso, optando pela apresentação de slides, não se deve ultrapassar de no máximo 10 slides por apresentação, buscando destacar mais os aspectos metodológicos e os resultados das pesquisas e menos aspectos téorico-conceituais, evitando sobreposições nas apresentações de cada sessão.
f) Os coordenadores de cada GT decidirão de haverá encaminhamento prévio dos trabalhos da sessão para leitura prévia por todos os seus autores, estando livres para adaptações nos formatos de apresentação de cada sessão, desde que não exceda o tempo máximo de 1h15 para apresentações e 45 minutos para o debate.
g) haverá uma metodologia única de sistematização para todos os GTs, usando palavras-chave e imagens. Cada sessão deve contar com a relatoria do mediador destas que deve ser entregue ao final da sessão aos monitores de sala.
Em caso de dúvidas, entrem em contato pelo email enapegs2014@gmail.com
Sigamos juntos construindo a rota do Enapegs,
Coordenação Geral do Enapegs 2014
]]>Coordenação Geral do VIII Enapegs
]]>
Dos 206 trabalhos aprovados (textos e filmes) já recebemos inscrições de pelo menos um autor de 140 trabalhos. Precisamos fechar a programação geral do evento para divulgar o quanto antes e, por isso, caso os autores de trabalhos selecionados não se inscrevam, impreterivelmente, até o dia 19/02/14, infelizmente, não terão como apresentá-los, nem incluí-los nos anais do evento.
Lembramos que emitiremos um único certificado de apresentação por trabalho com o nome de todos os coautores. Assim, é preciso que pelo menos um autor esteja inscrito.
Todos os inscritos nesta primeira etapa, também receberão o certificado de participação no evento.
A segunda etapa das inscrições, para os demais participantes, incluindo coautores de trabalhos, se iniciará no dia 24/02/14.
Contamos com a colaboração de tod@s!
Sigamos juntos construindo a rota do VIII Enapegs!
Coordenação Geral do VIII Enapegs
]]>