As inscrições podem ser realizadas até 12 de novembro.
A Comissão Organizadora do evento II Santo Amaro Afro: Percurso da Memória, descolonização do saber e um olhar para o afrofuturismo, evento institucional da UFRB, em parceria com a UNILAB, vinculado ao Fórum 20 de Novembro informa que estão abertas as inscrições para monitoria. O evento será realizado na cidade de Santo Amaro/BA, no período de 21 a 23 de novembro de 2017, no campus CECULT da UFRB, e no dia 24 de novembro na cidade de São Francisco do Conde/BA, no campus dos Malês da UNILAB. Destacando que as atividades dos monitores serão realizadas de 21 a 23 de novembro, em Santo Amaro.
Para auxiliar na organização e execução do evento estão sendo disponibilizadas 30 vagas de monitoria. O candidato deverá ter carga horária mínima de 4 horas nos dias de realização do evento, podendo inscrever-se estudantes da UFRB e de outras instituições de educação superior.
Para participar, basta enviar um e-mail com dados de identificação pessoal e informar em qual instituição de ensino superior está matriculado para o endereço eletrônico santoamaroafro@evento.ufrb.edu.br
A Comissão Organizadora do evento II Santo Amaro Afro: Percurso da Memória, descolonização do saber e um olhar para o afrofuturismo, evento institucional da UFRB, em parceria com a UNILAB, vinculado ao Fórum 20 de Novembro informa que estão abertas as inscrições para as oficinas e minicursos. O evento será realizado na cidade de Santo Amaro/BA, no período de 21 a 23 de novembro de 2017, no campus CECULT da UFRB, e no dia 24 de novembro na cidade de São Francisco do Conde/BA, no campus dos Malês da UNILAB. Destacando que as oficinas e minicursos serão realizadas dias 22 e 23 de novembro, no CECULT/UFRB.
Para participar, basta enviar um e-mail para o endereço eletrônico santoamaroafro@evento.ufrb.edu.br com dados de identificação pessoal e informar qual é a oficina ou o minicurso que deseja participar. O interessado pode inscrever-se em duas opções desde que sejam em dias diferentes.
As inscrições podem ser realizadas até 15 de novembro.
Lista de oficinas e minicursos
Dia 22/11
Oficina 1: Finanças Pessoais (SENAC)
Oficina 2: Turbante e identidade (SENAC)
Oficina 3: Culinária do Recôncavo (SENAC)
Oficina 4: Menos blá, blá, blá e mais atitude
Dia 23/11
Oficina 5: Dança Afro – Monza Calabar
Oficina 6: Percussão – Catharine Exaltação e Débora
Oficina 7: Fotografia – Evandro Freitas
Dia 22/11
Oficina 1: Finanças Pessoais (SENAC)
Oficina 2: Turbante e identidade (SENAC)
Oficina 3: Culinária do Recôncavo (SENAC)
Oficina 4: Menos blá, blá, blá e mais atitude – Arilma Conceição e Girlany Novaes
Oficina 5: Percussão – Catharine Exaltação e Débora Ramos
Dia 23/11
Oficina 6: Dança Afro – Mestre Monza Calabar
Oficina 7: Fotografia – Evandro Freitas
Oficina 8: Literatura do Recôncavo: Rubens da Cunha, Vanda e Sara
Mais informações: https://ufrb.edu.br/cecult/ii-santo-amaro-afro
Acesse o Edital aqui.
[caldera_form id=”CF59f72e26e5968″]
]]>Acesse o edital aqui .
GT 1: Percurso da Memória
GT 2: Descolonização do saber
GT 3: Afrofuturismo
Enviar resumo simples para santoamaroafro@evento.ufrb.edu.br
A Comissão Organizadora convida estudantes, professores e pesquisadores para submeterem propostas de trabalho para o II Santo Amaro Afro: Percurso da Memória, descolonização do saber e um olhar para o afrofuturismo, evento institucional da UFRB, em parceria com a UNILAB, vinculado ao Fórum 20 de Novembro. O evento será realizado na cidade de Santo Amaro/BA, no período de 21 a 23 de novembro de 2017, no campus CECULT da UFRB, e no dia 24 de novembro na cidade de São Francisco do Conde/BA, no campus dos Malês da UNILAB. Destacando que as apresentações de trabalho ocorrerão entre os dias 22 e 23 de novembro no CECULT/UFRB.
As propostas de trabalho deverão indicar um dos eixos temáticos:
Memória não apenas como algo que lembra o passado, mas que presentifica o próprio jogo das relações sociais, culturais e religiosas. A memória é algo que mobiliza fluxos e tensionamentos e é a manifestação da liberdade de um povo, além de ser a expressão de atitude política e de autoafirmação. Preservá-la é preservar presente, futuro e a identidade da comunidade.
O saber foi colonizado, eurocentrado e etnocentrado, no entanto, há uma série de movimentos sociais que buscam descolonizar o saber e abrir espaços para os saberes locais. Refletir sobre as hierarquias ainda existentes e divulgar as lutas, os enfrentamentos, os saberes que estão se sobressaindo e se colocando em pé de igualdade com a oficialidade faz-se necessário, sobretudo no combate ao racismo e como reparação histórica às populações negras.
Um dos movimentos cultuais artísticos e políticos mais potentes da atualidade é o afrofuturismo, que parte tanto da memória da ancestralidade, como da descolonização do saber para propor novos e outros olhares sobre as questões da cultura negra. Trata-se de um movimento pluridisciplinar e interartístico que olha para o futuro, sem se desconectar do passado ou das raízes
Cada participante poderá submeter, no máximo, dois resumos como primeiro autor, desde que em eixos diferentes, e até dois resumos para participação como coautoria. Salienta-se que não será cobrada taxa de pagamento para inscrição no evento e/ou submissão dos resumos.
Cada autor que deseja submeter seu resumo à avaliação deverá escolher um dos eixos temáticos da lista ofertada anteriormente e enviar um resumo estruturado informando título, autor (es), introdução, metodologia, conclusões – considerando o limite de 1.000 a 3.000 caracteres com espaço.
Os trabalhos submetidos serão apresentados na modalidade oral e será reservado um período de 15 minutos para cada apresentação, além de um período para intervenções e discussões mediado pelos coordenadores do GT.
As propostas deverão ser apresentadas exclusivamente por meio do envio do resumo para o e-mail santoamaroafro@evento.ufrb.edu.br, no período compreendido entre 19 de outubro a 06 de novembro de 2017, e devem identificar o Eixo Temático principal.
A divulgação das propostas de trabalho aprovadas ocorrerá no dia 13 de novembro de 2017 no site do evento e das instituições organizadoras. Na divulgação será informada a data de apresentação e horário.
Mais informações consultar a programação do evento: https://www.ufrb.edu.br/cecult
Comissão Organizadora do Santo Amaro Afro
Terça-Feira (21 de Novembro de 2017)
13:00 – Saída do CECULT para Acupe
13:30 às 14:30 – Credenciamento
14:30 às 15:30 – Mesa Institucional
15:30 às 16:00 – Ballet Afro do Recôncavo
16:00 às 17:00 – Palestra de abertura
17:00 – Samba de Roda Raízes de Acupe
Quarta-feira (22 de Novembro de 2017)
9:00 às 12:00 – Oficinas e minicursos
Oficina 1: Finanças Pessoais (SENAC)
Oficina 2: Turbante e identidade (SENAC)
Oficina 3: Culinária do Recôncavo (SENAC)
Oficina 4: Menos blá, blá, blá e mais atitude
14:00 às 16:00 – Mesa 1: Afro-Atlântico: Arte afrodescendente contemporânea
16:00 às 18:00 – GT´s: Apresentação de trabalhos
GT 1: Percurso da memória
GT 2: Descolonização do saber
GT 3: Afrofuturismo
18:00 – Apresentação cultural – Tiago Lins
19:00 às 21:00 – Mesa 2: Quebrando paradigmas: Descolonizando pensamentos e saberes eurocêntricos e etnocêntricos
Quinta-feira (23 de Novembro de 2017)
9:00 às 12:00 – Oficinas e minicursos
Oficina 5: Dança Afro
Oficina 6: Percussão
Oficina 7: Fotografia
11:00 às 12:00 – Apresentação do grupo de dança Embaixada D´Africa (UNILAB)
14:00 às 16:00 – Mesa 3: Escravidão e pós-abolição na Bahia
16:00 às 18:00 – GT´s: Apresentação de trabalhos
GT 1: Percurso da memória
GT 2: Descolonização do saber
GT 3: Afrofuturismo
18:00 às 19:00 – Homenagens a negros do recôncavo baiano que se destacam pela militância prol igualdade racial e inclusão social
19:00 às 21:00 – Amostra de curtas metragens
21:00 – Baile Disco
Sexta-feira (24 de Novembro de 2017) – UNILAB
Em 2016, foi realizado no CETENS, na cidade de Feira de Santana, o “II Fórum 20 de Novembro”, e o “X Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo”. Neste ano, o tema foi “População preta da Bahia: uma discussão sobre o pertencimento étnico-racial”.
GALERIA DE FOTOS
No Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus Feira de Santana, foi iniciado o fórum 20 de Novembro em 2015. Neste ano, o tema abordado foi “Identidade Afrodescendente e a Permanência dos Negros e das Negras na Universidade”.
GALERIA DE FOTOS 2015