Hwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2009/10/21/etica-hacker-e-tema-de-seminario-da-ufrb//tmp/webscantest/www.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2009/10/21/etica-hacker-e-tema-de-seminario-da-ufrb/index.htmlwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/category/ciencia-e-tecnologia//tmp/httraDe5QpExHTOKtext/htmlUTF-8gzip4lThu, 23 Oct 2014 12:42:33 GMTMozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *HT  Ética Hacker é tema de seminário da UFRB | Link Recôncavo

Categoria | Ciência e Tecnologia

Tags | ,

Ética Hacker é tema de seminário da UFRB

Postado em 21 outubro 2009 por Gustavo Medeiros

O grupo de estudos em Software livre e multimeios da UFRB organizou o seminário com o tema Ética Hacker e Software Livre na tarde da última terça-feira (20/10) no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB) em Cachoeira.

Inicialmente, foi apresentado para a comunidade acadêmica o PLUG (Programa de Disseminação do Software livre nas escolas do Recôncavo), que vai selecionar bolsistas e voluntários para atuar  nas escolas de Cachoeira e São Félix.

O evento contou com as presenças dos estudantes do curso de pós-graduação da Faculdade de Educação da UFBA (Universidade Federal da Bahia) alunos da matéria Ética Hacker, integrada ao grupo de setudos sobre o haquerismo e ministrada professor Nelson Pretto.Paralelo ao evento de Cachoeira, acontecia também na UNICAMP um seminário sobre o mesmo tema

Paralelo ao evento de Cachoeira, acontecia também na UNICAMP um seminário sobre o mesmo tema.

A intenção do evento é desmistificar a figura do hacker no âmbito social, ligada a praticas marginais nos meios tecnológicos e mostrar que ele é apenas trabalha para compartilhar informações. Os estudantes Karina Menezes e José Américo Menezes explicaram melhor um pouco do que é o papel do hacker.  “O hacker põe todo o seu esforço para contribuir com o alcance social de forma que todos tenham um melhor acesso”, salienta os estudantes.

Além disso, para os estudantes, a ética hacker significa trabalhar com a finalidade de melhorar o acesso do que é produzido nos meios eletrônicos e frisam que o hacker também trabalha em outras áreas além da computação. “Pelo que a gente tem percebido, a ética hacker é muito próxima de uma atitude, ou seja, é uma tarefa para o bem comum”, acrescentam.

Karina Menezes enfatiza que a ética hacker contribuiu para o compartilhamento de informações disponíveis na internet. “A gente tenta, nessa disciplina, colocar em prática os princípios que fundamentam a ética hacker que é o da colaboração, do criar junto e de aproximar”, garante Karina.

Já Nelson Pretto relata a contribuição do hacker na computação, na digitalização e em outros processos de produção de uma nova linguagem.  “A criação da internet, do computador, tudo isso foi nascendo através de um esforço de cooperação”, afirma o professor.

Ele garante que a intenção de debater o tema vai resgatar todos os conceitos sobre a ética hacker. “O que hoje nós estamos tentando fazer é resgatar essa história dos hackers e da colaboração”, lembra.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Por Gustavo Medeiros

Deixe uma Resposta