Hwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2009/12/01/sao-francisco-do-conde-capacita-jovens-em-soldagem//tmp/webscantest/www.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2009/12/01/sao-francisco-do-conde-capacita-jovens-em-soldagem/index.htmlwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/category/emprego-e-oportunidade//tmp/httraves8bTxxHTOpٱmOKtext/htmlUTF-8gziplmThu, 23 Oct 2014 12:45:38 GMTEMozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *rHT m São Francisco do Conde capacita jovens em soldagem | Link Recôncavo

São Francisco do Conde capacita jovens em soldagem

Postado em 01 dezembro 2009 por Gustavo Medeiros

Quarenta jovens de São Francisco do Conde interessados em atividades manuais, aptidão para desenho, paciência, dedicação e boa visualização espacial estão descobrindo a profissão de soldador, por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba)da unidade de Simões Filho (antigo Cefet). Eles fazem parte do Projeto Juventude Cidadã que, na Bahia, é coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O curso exige perícia e cuidados, uma vez que a evolução tecnológica obrigou o refinamento e melhorias das técnicas de soldagem. O mercado do soldador é promissor e os 40 jovens vivem a expectativa das 1.500 vagas que podem surgir com a construção do estaleiro naval na área de São Roque do Paraguaçu, no município de Maragojipe, conforme concorrência lançada recentemente pela Petrobras.

A aprendizagem das técnicas de solda feita pelos integrantes do Projeto Juventude Cidadã inclui fundamentos da soldagem – processos comuns e especiais, metalurgia geral da soldagem abrangendo materiais ferrosos e não-ferrosos, normas e documentação da fabricação por soldagem, controle de qualidade em soldagem, prática em soldagem e inspeção.

Nemias Sampaio, 20 anos, classifica o curso como uma oportunidade sem igual para conseguir o primeiro emprego. “Além de totalmente gratuito, a gente sai daqui com a certificação de uma entidade reconhecida e respeitada, que é a Ifba. E o interessante do curso é que agora, que estamos na oficina, a gente vê o resultado daquilo que aprendemos em sala de aula”.

O professor Rui Mota, do Ifba, explica o diferencial do curso oferecido pelo instituto em relação ao de outras instituições de ensino. “Aqui, eles aprendem não só a soldar, mas porque e como esse processo acontece. Esse será o diferencial deles na conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Além disso, eles aprendem o uso correto dos equipamentos de segurança”.

Juventude Cidadã-O Juventude Cidadã foi criado para atender jovens entre 16 e 24 anos, estudantes da rede pública, cursando o Ensino Médio ou que tenham concluído o 2º grau. São oferecidas 400 horas de atividades, em quatro módulos educacionais: Cidadania e Direitos Humanos (100 horas), Qualificação Profissional (200 horas), Orientação para o Serviço Civil Voluntário (25 horas) e preparação para inserção no mundo do trabalho (75 horas), que corresponde às oficinas. No final, acontece a certificação dos que frequentam 75% das aulas e se mantém regularmente na escola.

Em Cruz das Almas, a prefeitura municipal, através da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) abriu turmas com 60 jovens para o curso técnico de turismo. As aulas acontecem aos sabados no CSU da Coplan.

FONTE AGECOM (adaptado por Gustavo Medeiros)

FONTE AGECOM

1 Comentários Para Este Artigo

1. bruno Disse:

gostaria de fazer este curso,por favor me avise.grato.bruno