Hwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2009/12/23/os-exterminadores-do-futuro//tmp/webscantest/www.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2009/12/23/os-exterminadores-do-futuro/index.htmlwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/category/sua-opiniao//tmp/httrahPAP5Vx*HTOKtext/htmlUTF-8gzipZlThu, 23 Oct 2014 12:48:42 GMTMozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, **HTk Os exterminadores do futuro | Link Recôncavo

Os exterminadores do futuro

Postado em 23 dezembro 2009 por Gustavo Medeiros

A cidade de São Paulo viveu horas de terror no último dia 08 de dezembro. As famosas chuvas do final de tarde paulistano trouxeram prejuízos e mortes. Mas a imprensa salientou nos jornais e na televisão que naquele dia ocorrera o maior volume de água desde 2004, período em que Marta ainda era prefeita.

A versão monocórdica tomou conta da imprensa que tenta de tudo para ungir Serra à presidência nas eleições de 2010. Enquanto os corpos de crianças e adultos eram retirados dos barrancos, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e José Serra (PSDB) se escondiam. O governador limitou suas declarações ao twiter, corroborando com as falas da mídia tucana.

Naquele mesmo dia, à noite, assisti ao Jornal das Dez, da Globo News, e acompanhei a entrevista da professora da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP, Raquel Rolnik, feita pelos jornalistas Carlos Monforte e André Trigueiro.

A professora afirmou que os problemas de constantes enchentes na cidade acontecem por alguns motivos: falta de escoamento pela grande quantidade de cimento e concreto; ocupação dos leitos dos rios; ausência de políticas públicas de habitação. Rolnik acrescentou que os paliativos não resolverão os problemas, que tendem a ficar cada vez maiores.

Após a fala da professora, Monforte, da sucursal de Brasília, perguntou o que poderia ser feito de real, que “saísse do campo do ideal”. Neste momento quase caio da poltrona. Como assim real, Monforte? Políticas públicas de habitação são o quê? Conto da carochinha? A professora foi clara. Discordar é uma coisa, mas chamar as propostas de inexeqüíveis é completamente diferente.

Depois, refeito do susto, entendi porque o experiente jornalista não consegue entender o que são políticas públicas de habitação. Como defensor dos moradores do Morumbi e adjacências, o tema não faz parte da pauta.

O governo Lula começa em breve a entregar os imóveis do Projeto Minha Casa, Minha Vida. Quem sabe, com o modelo tucano de governar, Serra não se convença e lance para os paulistanos o Minha Balsa, Minha Vida. Talvez dessa forma o trânsito paulistano melhore também.

Mas o pior ainda estava por vir. Uma semana após as mortes em São Paulo, José Serra foi ovacionado pela imprensa nativa em Copenhague, na COP-15. Ao lado do governador da Califórnia, ele pousou para fotos. Falar sobre o clima??? Nada!!!Após quase 16 anos de governo tucano e sucessivas tragédias, a pose com Arnold Schwarzenegger me lembrou que ambos são exterminadores de futuros.

Maurício Medeiros

Deixe uma Resposta