Hwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2010/01/22/projeto-contra-preconceito-religioso-e-lancado-em-cruz-das-almas//tmp/webscantest/www.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2010/01/22/projeto-contra-preconceito-religioso-e-lancado-em-cruz-das-almas/index.htmlwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2010/01/22/cruz-das-almas-recebe-guarda-provisoria-de-area-da-uniao//tmp/httrarQRocdx]HT Ű+OKtext/htmlUTF-8gzip4l+Thu, 23 Oct 2014 12:49:31 GMTMozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *[HT+ Projeto contra preconceito religioso é lançado em Cruz das Almas | Link Recôncavo

Projeto contra preconceito religioso é lançado em Cruz das Almas

Postado em 22 janeiro 2010 por Gustavo Medeiros

Dez anos depois da morte de Mãe Gilda, ialorixá do terreiro Ilê Axé Abassá, em Salvador, a SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia) lançou nesta quinta-feira (21/01), na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, o projeto de Mapeamento dos Espaços de Religiões de Matriz Africana do Recôncavo.

A data da morte da ialorixá foi escolhida pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) como Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2007.

O projeto pretende identificar o perfil, a origem, a história, as condições físicas e os recursos naturais de todos os terreiros da região. O trabalho, que tem duração prevista de 15 meses, já foi realizado pela SEPROMI em Salvador.

Para a secretária estadual de Promoção da Igualdade, Luiza Barrios, o projeto é fundamental para a correção de distorções culturais na Bahia, que propagandeia ser a unidade de maior diversidade no país. “O Estado foi formado sem inserir nossas reais necessidades”, disse.

A secretária de Políticas Especiais de Cruz das Almas, Ilza Francisca, agradeceu a escolha do município e falou da importância do projeto. “Não adianta fazer sem planejar. Para construir políticas públicas, tem que ouvir a sociedade, conhecer a estrutura”.

O prefeito Orlandinho lembrou que a escolha do município para lançamento do projeto mostra a importância da ação de lançamento de uma secretaria, ainda em 2006, para debater o preconceito contra as mulheres e as raças. “Apesar de não termos a mesma tradição de Cachoeira, Santo Amaro, São Félix e outras cidades, Cruz das Almas foi escolhida porque hoje é pólo de desenvolvimento”, declarou o prefeito.

Orlandinho acha que uma sociedade precisa ser justa “em todos os setores”. Para o prefeito, é necessário desconstruir uma hegemonia preconceituosa. “Esta ação é fundamental, pois o governo estadual, federal e o município estão chamando o povo de santo para construir políticas públicas”.

Após o mapeamento, a SEPROMI inicia o debate para construir políticas públicas para as populações que vivem nestes espaços. “A regularização fundiária e a preservação dos templos são apenas alguns resultados que este projeto pode render”, declarou Ilza Francisca.

Por Maurício Medeiros