Hwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2010/03/31/cruz-das-almas-promove-ii%c2%ba-seminario-do-microempreendedorindividual//tmp/webscantest/www.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2010/03/31/cruz-das-almas-promove-iiº-seminario-do-microempreendedorindividual/index.htmlwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/category/economia-e-financas//tmp/httrazBEcQDx5HT@<OKtext/htmlUTF-8gziplThu, 23 Oct 2014 12:44:36 GMTMozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *4HT Cruz das Almas promove IIº Seminário do MicroempreendedorIndividual | Link Recôncavo

Cruz das Almas promove IIº Seminário do MicroempreendedorIndividual

Postado em 31 março 2010 por Gustavo Medeiros

A Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) promove no dia 13 de abril, às 18h, na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, o IIº Seminário do Microempreendedor Individual. O tema do evento é “Chegou a vez de trabalhar por conta própria ou ter um negócio informal e conquistar direitos e oportunidades”.

O seminário conta com as presenças de representantes da Secretaria da Fazenda, do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Credibahia e CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas). O encontro serve para esclarecer dúvidas sobre a Lei Complementar 128/2008 que trata sobre o Microempreendedor Individual.

A Lei 128/08 cria políticas públicas voltadas para os trabalhadores individuais como a obtenção de conta própria, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e a possibilidade de emitir nota fiscal de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e prestação de serviços, promovendo, assim, a cidadania empresarial. Além disso, o microempreendedor também terá acesso às garantias como direito a aposentadoria, auxílio doença, licença maternidade e o beneficio previdenciário, pagando uma taxa de R$ 56,00 mensais à Previdência Social.

Em Cruz das Almas, desde o lançamento do programa, 15 profissionais que atuavam no mercado informal já aderiram ao programa de Microempreendedor Individual e hoje já respondem como pessoa jurídica.

Representa esse novo segmento criado pelo Governo Federal os profissionais autônomos como ambulantes, costureiros e outros prestadores de serviços que possuem faturamento anual de até R$ 36 mil. Para participar do programa, o trabalhador deve se cadastrar no site www.portaldoempreendedor.gov.br. O primeiro encontro sobre o novo segmento aconteceu em agosto de 2009. Em dezembro, foi aprovada na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas a Lei Municipal do Microempreendedor Individual.

Por Gustavo Medeiros

1 Comentários Para Este Artigo

  1. edinilson Disse:

    gostaria de saber cm e que eu faço para tirar minhas nota fiscal como empreendedor individual.aguardo respostas

Deixe uma Resposta