Hwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2010/04/14/reuniao-marca-inicio-do-conselho-municipal-da-juvetude//tmp/webscantest/www.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2010/04/14/reuniao-marca-inicio-do-conselho-municipal-da-juvetude/index.htmlwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/category/juventude//tmp/httraprCX41xHTDOKtext/htmlUTF-8gziplThu, 23 Oct 2014 12:46:52 GMTMozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *HT? Reunião marca início do Conselho Municipal da Juventude | Link Recôncavo

Categoria | Juventude

Reunião marca início do Conselho Municipal da Juventude

Postado em 14 abril 2010 por Gustavo Medeiros

Aconteceu na câmara de vereadores de Cruz das Almas, na tarde da ultima terça-feira (13/04), a primeira de uma série de reuniões para implantar o Conselho Municipal da Juventude (COMJUV). O Conselho servirá para debater e fiscalizar as políticas públicas voltadas à juventude como em todas as esferas da administração do município.

O projeto que foi aprovado e sancionado pela Câmara de vereadores em 23 de Dezembro de 2009 passa a ser LEI N° 2101/2009.

O COMJUV terá composição partidária entre o Poder Público e a Sociedade Civil sendo composto por 12 membros, dos quais: seis serão nomeados pelo poder Executivo e seis pelos conselheiros das instituições da sociedade civil.

Nessa reunião foi debatido o Regimento do Conselho e escolhido os dois primeiros conselheiros das instituições da sociedade civil: Pabulo Rezende como titular e Naiara de Jesus das Neves como Suplente representando o segmento religioso.

Na segunda reunião prevista para 20 de abril, será votado o Regimento Interno do Conselho além de eleger os representantes do seguimento secundarista e universitários.

Tendo relevância como utilidade pública será destinado ao COMJUV um Fundo Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (FMPPJ), além de doações e contribuições de qualquer natureza de pessoas físicas ou jurídicas, explica a assessora da secretária de Políticas Especiais de Cruz das Almas Denise Quaresma.

Para o vice-presidente do Conselho estadual da Juventude Juremar oliveira o COMJUV parte do principio de políticas públicas emancipatórias, fazendo com que os jovens cresçam socialmente assegurando a sua integração com as políticas sócias básicas e supletivas.

Estava presente na reunião, Michele Vieria representante da Frente Parlamentar da Juventude, o Presidente da Pastoral católica de Cruz das Almas Pedro Melo, a Presidenta da Fundação Cultural Galeno D’ Avelirio Maria das Graças, o Vereador Luiz Eduardo, além de jovens dos segmentos das igrejas, terreiros, centros espíritas, da rede pública e particular de ensino (apenas estudantes secundaristas) e universitários.

Cruz das Almas foi à primeira cidade do interior da Bahia a criar uma Secretária de Políticas Especiais que combate a descriminação e fomenta políticas publicas ás minorias da sociedade. Criada em 2006, a secretária municipal oferece cursos profissionalizantes de informática, corte e costura, customização de sandálias, palestras sobre a elaboração de currículos e como se comportar durante uma entrevista de emprego.

Por Eber Mota