Hwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2010/05/03/tecnicos-do-suriname-recebem-treinamento-sobre-mandioca-no-reconcavo//tmp/webscantest/www.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2010/05/03/tecnicos-do-suriname-recebem-treinamento-sobre-mandioca-no-reconcavo/index.htmlwww.ufrb.edu.br/linkreconcavo/category/turismo-meio-ambiente-e-rural//tmp/httraXE0saVxHHTOKtext/htmlUTF-8gziplThu, 23 Oct 2014 12:49:10 GMTMozilla/4.5 (compatible; HTTrack 3.0x; Windows 98)en, *FHT Técnicos do Suriname recebem treinamento sobre mandioca no Recôncavo | Link Recôncavo

Técnicos do Suriname recebem treinamento sobre mandioca no Recôncavo

Postado em 03 maio 2010 por Gustavo Medeiros

Seis técnicos do Centro de Pesquisa em Agricultura do Suriname (Celos) chegam esta segunda-feira (03/05) a Cruz das Almas , onde vão aprender sobre a produção e o processamento da mandioca até o dia 14 de maio, na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. No próximo dia 10, o grupo visita comunidades rurais nos municípios de Santo Antônio de Jesus e São Miguel das Matas para conhecer os usos múltiplos da fécula da mandioca.

O curso tem três assuntos principais, como Recursos genéticos e melhoramento, Práticas de cultivo de mandioca e Processamento, que serão abordados por pesquisadores e analistas da Embrapa. Com uma população de cerca de 445 mil habitantes, o Suriname localiza-se no nordeste da América do Sul, limitando-se ao com o Brasil, Guiana e  a Guiana Francesa Na agricultura, destaca-se pela produção de arroz, banana e banana-da-terra.

Uma extensa parte prática está prevista, com excursões técnicas a áreas de produtores da Bahia e Sergipe. Na zona rural de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, São Miguel das Matas e Vitória da Conquista, os técnicos veem de perto o processamento da farinha e derivados de mandioca. Em Presidente Tancredo Neves, os visitantes conhecem o Campo Demonstrativo de Tecnologias para o Cultivo da Mandioca, o maior espaço com tecnologias geradas para mandioca em todo o Brasil, onde o agricultor tem acesso às técnicas criadas pela Embrapa. Em Sergipe, o grupo visita uma propriedade que utiliza a manipueira na alimentação de animais em São Domingos, uma cooperativa de produtores de empacotamento de farinha, em Campo do Brito, e uma fábrica de equipamentos para casa de farinha em Lagarto.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical é responsável por dois projetos de agricultura do Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica, firmado entre Brasil e Suriname e viabilizado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. “A primeira fase da parceria aconteceu em novembro do ano passado, quando os pesquisadores Joselito da Silva Motta e Antonio Souza do Nascimento estiveram em missão técnica ao País”, explica Alberto Vilarinhos, chefe adjunto de comunicação e negócios.

O projeto “Apoio ao desenvolvimento do cultivo e produção da mandioca no Suriname” tem como objetivos o aprimoramento e a diversificação da cadeia produtiva por meio de suporte técnico à caracterização, avaliação e multiplicação de material genético, bem como a qualificação de recursos humanos. O projeto “Manejo integrado da mosca-da-fruta no Suriname” deve focar as áreas de produção comercial de frutas, incluindo as duas ou três espécies de moscas-das-frutas de importância econômica existentes no País, além da mosca da carambola.

Deixe uma Resposta