Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

PET Socioambientais, PPGGPP e Rede GPP realizam o X Simpósio de Intervenções Socioambientais - SIS

Publicado: Segunda, 15 Junho 2026 18:59

Logo X SIS

Iniciando no mês do Meio Ambiente o PET Socioambientais em parceria com Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da UFRB e a Rede de Desenvolvimento Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Bahia - Rede GPP realizam a décima edição do Simpósio de Intervenções Socioambientais - SIS. O Simpósio é o principal evento organizado pelo grupo PET Socioambientais da UFRB. O evento será realizado em formato híbrido com atividades on line e presenciais e vai ocorrer nos dias 29 e 30 de junho e 01 e 06 de julho de 2026. O evento se propõe a ser um espaço aberto para o compartilhamento de experiências dentro do tema “Mulheres Rurais; Protagonistas Socioambientais”.
A programação contempla conferência de abertura internacional, oficinas remotas, mesa redonda e minicursos. O SIS já se caracteriza como um evento tradicional da UFRB que conta com a participação de membros das comunidades acadêmica e não acadêmica, justamente por trazer pautas emergentes com o tom de incentivo à perseverança frente aos problemas socioambientais que enfrentamos.
Objetivo Geral:
Promover debates e estimular a reflexão do público sobre o tema “Mulheres Rurais: Protagonistas Socioambientais”, definido por 2026 se tratar, de acordo com a Organização das Nações Unidas - ONU, do ano internacional da mulher agricultora. O evento também pretende valorizar e compartilhar experiências sobre ações de intervenções socioambientais exitosas via conferência internacional; oficinas remotas.

Objetivos Específicos:
1) Promover debates e estimular a reflexão do público sobre o tema central do evento Mulheres Rurais: Protagonistas Socioambientais por meio da realização de conferência de abertura internacional e mesa redonda;
2) Promover ações de capacitação temáticas por meio da oferta de 4 minicursos e duas oficinas remotas.

PROGRAMAÇÃO DO X SIMPÓSIO DE INTERVENÇÕES SOCIOAMBIENTAIS - ATUALIZADA


DIA 29/06/2026

CONFERÊNCIA DE ABERTURA INTERNACIONAL
TEMA: Mulheres Rurais: Protagonistas Socioambientais
CONFERENCISTA: Dra. Patricia Elena Giraldo Calderón - Docente UNIMINUTO - Colômbia
LOCAL: Canal do PET Socioambientais no YouTube (Conexão Colômbia - Brasil) - Link: https://www.youtube.com/live/BJFQJF_ktSA?si=kpzPPFO9-N8Y600P
HORÁRIO: 09:00 às 11:00 (Horário de Brasília)

 

DIA 30/06/2026


MINICURSO 1
TEMA: SOS Matemática Básica
MINISTRANTES: Gabriella Santos e Pietra Martins - Bolsistas PET Socioambientais
LOCAL: Sala 109 - Pavilhão de Aulas II da UFRB - Campus Cruz das Almas
HORÁRIO: 08:00 às 11:00


MINICURSO 2
TEMA: Modelo de Elevação Digital: Do Pixel ao Relevo
MINISTRANTES: Gabriel Nascimento e João Júnior - Bolsistas PET Socioambientais
LOCAL: Sala 112 - Pavilhão de Aulas II da UFRB - Campus Cruz das Almas
HORÁRIO: 08:00 às 11:00


MINICURSO 3
TEMA: Canva para Universitários
MINISTRANTES: Kelly Pereira e Bárbara Costa - Bolsistas PET Socioambientais
LOCAL: Sala 109 - Pavilhão de Aulas II da UFRB - Campus Cruz das Almas
HORÁRIO: 14:00 às 17:00


MINICURSO 4
TEMA: Desvendando o Currículo Lattes: Hora de Atualizar
MINISTRANTES: Ana Carolina Silva e Débora Grizotes - Bolsistas PET Socioambientais
LOCAL: Sala 110 - Pavilhão de Aulas II da UFRB - Campus Cruz das Almas
HORÁRIO: 14:00 às 17:00

 

DIA 01/07/2026


OFICINA ON LINE 1
TEMA: O Futuro de Trabalho e as Competências do Século XXI
OFICINEIRA: Camila Vieira - Mestranda em Gestão de Políticas Públicas
LOCAL: Canal da Rede GPP no YouTube - Link: https://www.youtube.com/live/RbpqHJI1sNQ?si=3GMlUH9hUx0WqGAJ
HORÁRIO: 08:00 às 10:00

OFICINA ON LINE 2
TEMA: Laboratório de Inovação Socioambiental: Soluções Baseadas na Natureza para Enfrentar Mudanças Climáticas
OFICINEIRA: Camila Rocha - Mestranda em Gestão de Políticas Públicas
LOCAL: Canal da Rede GPP no YouTube - Link: https://www.youtube.com/live/ZTRcXf0P0UM?si=OX5uEnveiDJ_ShPB
HORÁRIO: 10:00 às 12:00

 

DIA 06/07/2026


MESA REDONDA
TEMA: Mulheres Rurais: Protagonistas Socioambientais
DEBATEDORAS: Damiana Santos (Presidenta da Associação de Mulheres Agicultoras Familiares da Comunidade das Duas Barras do Fojo); Valdirene Oliveira (Presidenta da Cooperativa Coopsertão). Mediação: Bolsista PET Socioambientais - UFRB
LOCAL: Auditório do Hospital Universitário de Medicina Veterinária da UFRB
HORÁRIO: 19:00 às 21:00

INSCRIÇÕES NO EVENTO - PRAZO PRORROGADO ATÉ 05/07/2026


Para receber o certificado é obrigatória a realização de sua inscrição no SIGAA e participação em no mínimo 3 atividades da Programação do evento.


As inscrições podem ser feitas por meio do SIGAA UFRB. Para acessa-lo siga os passos abaixo:
1) Acesse o link: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/public/extensao/consulta_extensao.jsf?acao=4&aba=p-extensao
2) Em "Título da Ação" preencha X SIMPÓSIO DE INTERVENÇÕES SOCIOAMBIENTAIS
3) Em "ano" preencha 2026;
4) Clique no título do evento na lista;
5) Clique no botão verde INSCREVA-SE;
6) Acesse o SIGAA utilizando seu login e senha do Gov.br;
7) Clique em Cursos e Eventos Abertos;
8) Procure na lista pelo X SIMPÓSIO DE INTERVENÇÕES SOCIOAMBIENTAIS e clique na setinha verde à direita;
9) Faça sua inscrição preenchendo os dados solicitados (são obrigatórias as informações seguidas de um asterisco azul). Não é necessário anexar nenhum arquivo

INSCRIÇÕES NAS OFICINAS E MINICURSOS


As inscrições nas oficinas e minicursos podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/1NuM8SLmT3LNabfg8
Atenção: A possível inscrição isolada em oficinas e minicursos não gera certicado. Para garantir seu certificado é necessário realizar a inscrição no evento via SIGAA.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE


Dias e horários de algumas atividades sofreram alteração em razão da realização do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026 em 29/06.


PARTICIPE!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página