Fechar
Página inicial Notícias Dona Dalva do Samba de Roda recebe primeiro título Doutora Honoris Causa concedido pela UFRB

Dona Dalva do Samba de Roda recebe primeiro título Doutora Honoris Causa concedido pela UFRB

25/11/12 00:00 , 21/07/17 17:29 | 4120

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) concedeu a Dalva Damiana de Freitas, cantora, compositora e sambista da cidade de Cachoeira, o título de Doutora Honoris Causa. A honraria é um reconhecimento a personalidades que se destacam nas ciências, nas artes ou nas relações com a sociedade e foi conferida a Dona Dalva no último 22 de novembro, durante o Fórum Internacional 20 de Novembro, no campus de Cruz das Almas.

O orgulho de ser a primeira mulher cachoeirana a receber o título de Doutora Honoris Causa foi exposto por Dona Dalva no seu discurso de agradecimento. “Este título não é só meu, é de toda Cachoeira”, apontou ela. Hoje com 85 anos, Dalva foi fundadora do Samba de Roda Suerdieck em 1961. Desde então, acumula feitos que, de acordo com o Conselho Universitário da UFRB, contribuem para o fortalecimento e a preservação do patrimônio artístico-cultural do Recôncavo.

“Doutora Dalva representa essa fonte que, ao lado de tantas outras e tantos outros, aqui ficaram e mantiveram vivas a nossa cultura, a nossa fé, o nosso jeito, o nosso samba”, declarou o Reitor Paulo Gabriel Nacif. Ele compôs a mesa diretora do evento juntamente com o Vice-Reitor, Silvio Soglia, da diretora do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), Georgina Gonçalves, e da secretária de órgãos colegiados em exercício, Karina de Souza. No palco, os membros do Conselho Universitário da UFRB, grupo que decidiu por unanimidade a outorga do título, acompanharam a cerimônia.

O Reitor Paulo Gabriel Nacif ressaltou ainda que a entrega do título estabelece um diálogo com uma das maiores riquezas da cultura popular brasileira, o Samba de Roda. “O doutoramento Honoris Causa é uma prática de grande significado na vida acadêmica. De um lado, o prestígio da universidade e o rigor da outorga enaltecem quem recebe, e, por outro, a instituição também é enriquecida pelo mérito das personalidades, que, por meio do título, associam-se de forma permanente à sua comunidade acadêmica”, afirmou.

"Entendemos que a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem a responsabilidade e o inexorável dever de dar a sua contribuição no sentido de difundir e preservar importantes elementos constitutivos de nossa formação cultural e histórica", completou Wilson Penteado, vice-diretor do CAHL. Penteado também lembrou a iniciativa e empenho do professor Xavier Vatin, então diretor do CAHL, na formalização e defesa da candidatura de Dona Dalva ao título.

Em sete anos de existência, este é o primeiro título Doutor Honoris Causa concedido pela UFRB. Os aplausos e a festa resumiram o orgulho da Universidade. “A partir de agora eu sou Doutora do Samba”, concluiu Dalva.

Confira fotos do evento.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!