Fechar
Página inicial Notícias Estudantes da UFRB desenvolvem aplicativos para comunidade acadêmica

Estudantes da UFRB desenvolvem aplicativos para comunidade acadêmica

24/09/14 14:39 , 13/01/16 15:51 | 4024

Discentes do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) e do curso de Engenharia da Computação do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desenvolveram aplicativos com serviços para a comunidade acadêmica. Entre as iniciativas, programas de gerenciamento de notas, contagem de horas para o Barema e empréstimos de bicicletas.    

O estudante Caique Jhones do BCET é responsável pelo aplicativo Minhas Notas, que soma as notas das avaliações de todo o semestre. Para ele, o conteúdo oferecido no curso é fundamental para a aprendizagem da linguagem de programação, especificamente, o Java. Sobre seu app, ele fala: “a ideia surgiu porque todo fim de semestre eu montava uma planilha com minhas notas no Excel. Queria este documento no meu celular. A partir daí, criei o aplicativo. Como ficou legal, resolvi disponibilizar para a comunidade acadêmica”.       

Outro discente do BCET, Tairone Dias, idealizou o Barema UFRB, que conta as notas de cursos, seminários e eventos dos estudantes. De acordo com ele, a ideia era criar um aplicativo que facilitasse a contagem de horas do Barema. “Inicialmente, o Barema UFRB é capaz apenas de contabilizar as horas referentes ao BCET, mas a pretensão é ampliar para outros cursos”, relata.  

O programa de extensão “Cruz das Almas: Cidade Inteligente”, coordenado pelo professor José Valentim e vinculado ao colegiado de Engenharia da Computação, também desenvolve alguns projetos com uso de aplicativos. “Estamos desenvolvendo um aplicativo que será usado no bicicletário da UFRB. O estudante vai fazer o empréstimo da bike pelo app e o sistema operacional vai se comunicar com um WebService que destravará a bike. Com esse aplicativo também iremos monitorar onde se encontram os usuários para ter maior controle”, explica o professor Tiago Pagano do CETEC, integrante do programa extensionista. Ele ainda cita projetos em desenvolvimento, a exemplo do crachá digital, monitoramento eletrônico dos veículos que circulam na Universidade e cartão de saúde digital. Em sua opinião, estes projetos ligados ao contexto da criação de novas tecnologias auxiliam no desenvolvimento e inovação.

Os aplicativos Barema UFRB e Minhas Notas estão disponíveis no Google Play. Os demais programas idealizados pelo “Cruz das Almas: Cidade Inteligente” estarão disponíveis em breve na loja virtual de forma gratuita.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!