Página inicial > Notícias > Programa Saberes Abertos aborda interface entre as artes e as ciências humanas
EAD

Programa Saberes Abertos aborda interface entre as artes e as ciências humanas

Publicado: 11/04/18 14:49 | Última atualização: 12/04/18 09:49 | Acessos: 579 | Postado por Renato Luz

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), lançou mais um vídeo do projeto de “Saberes Abertos”. A iniciativa objetiva apresentar perfis e entrevistas que articulem o campo da comunicação e da educação, promovendo difusão de conhecimento e a exposição dos objetos de estudos de professores e pesquisadores da UFRB.

A docente Lia Rocha Lordelo, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECEULT) foi a entrevistada da edição. Lia possui graduação em Psicologia, mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS (2007), e doutorado em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFBA. Atua em pesquisas da psicologia cultural de orientação semiótica. É colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

No vídeo, Lia comenta sobre suas pesquisas em interface entre as artes e as ciências humanas. Os estudos pretendem compreender as relações entre arte e ciência, por meio de estudos específicos: um de compreensão do modo de surgimento da novidade psicológica nos processos de criação artística; e outro que tenta mapear o sentido desenvolvimental das ficções criativas nas trajetórias pessoais de artistas.

Confira: