Fechar
Página inicial Notícias UFRB reage contra cortes financeiros na mobilização “2 de Julho em Defesa da Ciência”
INDEPENDÊNCIA DA BAHIA

UFRB reage contra cortes financeiros na mobilização “2 de Julho em Defesa da Ciência”

03/07/18 10:00 , 03/07/18 11:50 | 1514

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participou, em Salvador, da mobilização “2 de Julho em Defesa da Ciência”, convocada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que completa este ano sete décadas de atuação.

A comunidade universitária da UFRB se concentrou com outros manifestantes interessados na defesa da educação, pesquisa e tecnologia, no Largo da Lapinha, por ocasião dos festejos da Independência da Bahia, data que marca o calendário político, histórico e popular baiano.

A participação na mobilização é uma reação da UFRB contra os cortes financeiros no Orçamento Geral da União destinados a Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia nos últimos anos, que têm atingido diretamente o funcionamento das instituições públicas de ensino, de fomentos à pesquisa e à inovação tecnológica, em empresas inovadoras e instituições de ciência e tecnologia. Os cortes prejudicam, também, o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS); os Programas de Educação do Campo (INCRA) e Educação e Formação em Saúde.

Além do baixo orçamento aprovado em 2018, outro agravante para as áreas foi a Medida Provisória 839/2018, editada pelo Governo Federal para compensar os gastos gerados pelo acordo com os caminhoneiros. Essa medida reduziu ainda mais os recursos em quase R$ 800 milhões destinados a instituições subordinadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e não deve ser minimizada.

Outras mobilizações

A SBPC convocou as sociedades científicas afiliadas a realizar atividades culturais e manifestações públicas em defesa da ciência e da educação e contra os cortes orçamentários no Dia Nacional da Ciência e no Dia Nacional do Pesquisador, registrado no Dia 08 de julho. O objetivo é chamar a atenção da população para a grave crise dessas áreas no Brasil.

Em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) os eventos de protesto estão marcados para o próximo dia 8; em Brasília (DF) acontece no próximo dia 12, no Plenário da Câmara dos Deputados, com a participação de representantes de entidades científicas e deputados.

Confira fotos da manifestação:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!