Fechar
Página inicial Notícias Pesquisadores da UFRB têm até dia 06 de novembro para cadastrar projetos no SisGen
Pesquisa

Pesquisadores da UFRB têm até dia 06 de novembro para cadastrar projetos no SisGen

28/08/18 11:52 , 28/08/18 11:55 | 3937
imagem sem descrição.

Os pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) têm até o dia 06 de novembro para cadastrar seus projetos junto ao Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen). O SisGen é uma plataforma eletrônica de cadastramento obrigatório de todas as pesquisas, experimentais ou teóricas, realizadas com acesso ao patrimônio genético brasileiro e ao conhecimento tradicional associado.

A plataforma foi criada pelo Decreto nº 8.772/2016, regulamentador da Lei nº 13.123/2015, que dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade. Deste modo, a UFRB, por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), orienta seus pesquisadores a verificar a conformidade de suas pesquisas com a chamada Lei da Biodiversidade, antes da submissão da proposta.

Para realizar o cadastro, os pesquisadores devem previamente instalar o Módulo de segurança do SisGen em seus computadores e realizar o cadastro no sistema, informando o vínculo institucional com a UFRB. Todas as informações relacionadas ao passo a passo podem ser esclarecidas diretamente com o Grupo de Trabalho do Centro de Ensino no qual o pesquisador estiver lotado ou acessadas no site do PatriBio, criado pela UFRB para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre questões relacionadas ao acesso ao patrimônio genético, bem como orientar os pesquisadores em questões relacionadas ao SisGen.

A senha de acesso ao sistema será disponibilizada pelo responsável institucional da UFRB após a confirmação do vínculo. O pesquisador irá receber uma notificação por e-mail com a senha de acesso, uma vez habilitado o vínculo. Vale destacar que as informações fornecidas sobre o projeto de pesquisa são de inteira responsabilidade do pesquisador e o não cumprimento da legislação está sujeito a penalidades, conforme as legislações vigentes.

Patentes - Os pedidos de patentes também devem ter a autorização de acesso cadastrada no SisGen e aprovada antes de serem depositados na Coordenação de Criação e Inovação (CINOVA) da UFRB e, posteriormente, apresentados ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Desde 27 de fevereiro de 2018, o INPI está emitindo despacho de exigência formal para o fornecimento do número do cadastro para pedidos já depositados e que se enquadram no escopo da lei. Para os casos em que não for informado o cadastro, o INPI considerará que não houve acesso ao patrimônio genético e dará continuidade ao exame normalmente.

Treinamento - Uma ferramenta disponível online, criada e disponibilizada recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente, visa auxiliar o pesquisador no cadastro de seus projetos. Essa ferramenta funciona como um treinamento prévio para que o pesquisador se familiarize com a interface do sistema. Aconselha-se que a solicitação de cadastro para este treinamento seja feita utilizando a opção de cadastro como “independente”, de modo a não precisar de autorização institucional para a atividade.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (75) 3621-2002.

Mais informações relacionadas ao tema podem ser encontradas no site do PatriBio.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!