Fechar
Página inicial Notícias UFRB disponibiliza capelos adaptados para cabelos afro em cerimônias de formatura
Inclusão

São quatro modelos para pessoas com cabelos cacheados, crespos, com tranças ou dreads.
24/09/24 09:45 , 24/09/24 09:59 | 506
imagem sem descrição.

As futuras cerimônias de colação de grau da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) terão ainda mais inclusão. A instituição irá disponibilizar capelos — nome dado ao chapéu usado nesses eventos — adaptados para cabelos cacheados, crespos, com tranças ou dreads. Os Núcleos da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) dos Centros de Ensino serão responsáveis pelo empréstimo dos acessórios aos(às) formandos(as).

Ao todo, a comunidade acadêmica contará com 50 unidades de capelos. Eles foram doados pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e estão disponíveis em quatro modelos diferentes: o primeiro possui uma estrutura rígida frontal e maleável com um lenço para amarração, ideal para quem usa dreads ou tranças; o segundo tem uma abertura circular no topo, onde é possível acomodar longos coques, turbantes ou penteados altos; o terceiro foi desenvolvido para cabelos volumosos, crespos ou cacheados, contendo pentes para fixação; e o quarto se ajusta a qualquer tipo de cabelo ou penteado, com uma estrutura passadeira para melhor fixação.

Os capelos normalmente fornecidos por empresas de formatura não se adequam a todos os tipos de cabelo, levando muitos(as) formandos(as) a recorrerem ao alisamento ou enfrentarem situações constrangedoras por causa do acessório. Dessa forma, a oferta de capelos que atendam à diversidade de estilos de cabelo é essencial para a comunidade acadêmica da UFRB, onde 81,8% dos(as) estudantes se autodeclaram negros(as), segundo dados de 2018/2019 da Secretaria de Avaliação, Desenvolvimento e Integração Institucional (SEADI). Assim, os novos modelos de capelos são “resultado de uma luta dos(as) estudantes com cabelo black e afro, que agora têm a oportunidade de expressar sua identidade e negritude durante a colação de grau”, afirma a pró-reitora da PROPAAE, Denize Ribeiro.

O estudante de Jornalismo Vinícius Neves também acredita que os capelos adaptados representam uma forma de empoderamento da negritude, pois permitem que pessoas negras se expressem livremente, especialmente em um momento tão marcante como a colação de grau. “Sendo nós tão diversos, e considerando que os acessórios que usamos fazem parte da nossa personalidade e atuação no mundo, ter modelos de capelos como a durag e o pente garfo — que são símbolos de poder na nossa comunidade — presentes em um momento de encerramento de ciclo, como a formatura, inspira uma afirmação e confiança intelectual. Sabemos que só a educação é capaz de promover essa transformação, preparando-nos para mudar a realidade em que vivemos”, declarou Vinícius.

Respeita meu capelo

A campanha que resultou na criação das quatro versões adaptadas de chapéus de formatura para cabelos afro é uma parceria entre a empresa de cosméticos Vult e a marca baiana de moda Dendezeiro.

Além da UFSB, os acessórios também foram doados para a Universidade Zumbi dos Palmares.

Foto de Vult.

Na dúvida, fale conosco!