AS NOVAS TECNOLOGIAS DO USO DA TERRA E AS CATEGORIAS DE ESTUDANTES DA ESCOLA AGRÍCOLA

O Recôncavo teve destaque na produção do açúcar, algodão e fumo do século XVI até o segundo quartel do século XIX. Nesta região, ao mesmo tempo que existia uma pressão para o fim da escravidão, que representava a maior parte da mão de obra de Engenhos, fazendas e plantações, ocorreu a criação Imperial Instituto Bahiano D’Agricultura, para solucionar questões técnicas e de mão de obra, através da especialização no campo do plantio e do uso de ferramentas tecnológicas. A escola imperial, criada em 1859, por D. Pedro II, no Engenho de São Bento das Lages, em São Francisco do Conde, foi a primeira instituição de ensino superior agrícola do Brasil e da América Latina. A Escola oferecia formação superior e elementar. O ensino superior destinava conhecimentos tecnológicos mais avançados, e concedia o título de Engenheiro Agrônomo. O curso elementar, com durabilidade de três anos, oferecia uma formação técnica e prática, voltada para a formação de operários agrícolas. A estrutura curricular da formação elementar incluia noções de Geografia, Gramática, Contabilidade e Música. A primeira categoria de alunos, era formada pelos filhos de famílias que praticavam a agricultura, como donos de engenhos e filhos de viúvas., Jjá A segunda categoria, era constituída de órfãos e filhos de pequenos lavradores.

A estrutura curricular da formação elementar incluía noções de Geografia, Gramática, Contabilidade e Música. A primeira categoria de alunos, era formada pelos filhos de Senhores de Engenhos, como também de famílias que praticavam a agricultura, como os filhos de comerciantes e viúvas, já a segunda categoria, era constituída de órfãos e filhos de pequenos lavradores.

imagem 03 imagem 04 imagem 04 imagem 06
Orfãos – Acervo do MEASB Aula prática de Química – Acervo da Biblioteca Nacional Biblioteca em 1877 – Acervo do Measb Acervo da  Bibliotexa Nacional

A COLEÇÃO DO MEASB

A coleção salvaguardada pelo Measb é formada peças datadas do século XVIII ao XX. A sede do Measb, uma casa da antiga Escola de Agronomia, abriga o acervo composto por material cientifico, animais taxidermizados, telas artísticas, fotografias, estatuetas de gesso, ferramentas agrárias, livros importados, documentos e registros históricos, incluindo a Ata da Fundação assinada por D. Pedro II. As teses desenvolvidas pelos egressos da Escola de Agronomia da Bahia, com títulos “Escravidão e Agricultura” e “Sericultura”, por exemplo, rememoram questões defendidas na época, pontuando a realidade econômica, política e social do Recôncavo Baiano, no contexto em que se inicia o fomento à ciência no território brasileiro.

imagem 07 imagem 11 imagem 09 imagem 10 imagem 08
1931 - Escola em Mont Serrat - Acervo do Measb

Termo de Arrendamento do Engenho das Lages - Acervo do Measb

Ata de Fundação do IIBA - 1859 – Acervo do Measb Tese Manuscrita – Acervo do Measb

Ata de inauguração da Imperial Escola Agrícola da Bahia - 1877 – Acervo do Measb

 

MEMÓRIA

Memórias da Escola de Agronomia da UFBA 

Bahia: Pioneirismo no Ensino Agrícola

  imagem 12

Imagem do Catálogo do Measb

FICHA TÉCNICA

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Pró-Reitoria de Extensão

Tatiana Ribeiro Velloso

Coordenadoria de Cultura e Universidade (CCU)

Daniele Pereira Canedo

Núcleo de Gestão do Memorial (Numem)

Patrícia Verônica Pereira dos Santos

Colegiado de Graduação do Curso de Museologia

Archimedes Ribas Amazonas

Professora Orientadora

Patrícia Verônica Pereira dos Santos

Pesquisa, Planejamento, Concepção, Projeto Curatorial e Projeto Expográfico

Patrícia Verônica Pereira dos Santos

Rebeca Santos de Andrade

Tamires Roberta Fontes Biazotto

Daniel Paulo da Silva

Pesquisa Histórica, Iconografia e Textos

Patrícia Verônica Pereira dos Santos

Rebeca Santos de Andrade

Tamires Roberta Fontes Biazotto

Daniel Paulo da Silva

Montagem da Exposição

Patrícia Verônica Pereira dos Santos

Rebeca Santos de Andrade

Tamires Roberta Fontes Biazotto

Daniel Paulo da Silva

Sandrine Souza – Comunicação PROEXT

Identidade Visual

Edelsio de Lima Sousa Junior

Vídeo

Daniel Paulo da Silva