Censo da Pós-Graduação Stricto Sensu 2026 está aberto até 26 de fevereiro
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realiza anualmente o Censo da Pós-Graduação Stricto Sensu, um levantamento fundamental para subsidiar a formulação e o aprimoramento das políticas públicas voltadas à pós-graduação no Brasil, por meio da produção de dados estatísticos oficiais.
O preenchimento do Censo é individual e obrigatório e deve ser realizado exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível na Plataforma Sucupira, até o dia 26 de fevereiro de 2026.
Quem deve responder ao Censo?
Devem participar do levantamento:
- Docentes que atuam nas categorias permanente e colaborador;
- Pós-graduandos regularmente matriculados em cursos de mestrado ou doutorado;
- Pesquisadores em estágio pós-doutoral que não atuam como docentes;
- Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em exercício da função.
O Censo da Pós-Graduação tem como objetivo subsidiar a tomada de decisões estratégicas e a formulação de políticas públicas, com ênfase especial em ações afirmativas e inclusivas, contribuindo para o fortalecimento e o aperfeiçoamento contínuo do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
Canal oficial de atendimento da CAPES sobre o Censo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link oficial da CAPES:
Anexos
Para auxiliar no correto preenchimento, estão disponíveis nesta página:
- a apresentação institucional sobre o Censo da Pós-Graduação Stricto Sensu;
- o manual de orientações da CAPES.
A PPGCI reforça a importância da participação de todos os públicos envolvidos para garantir a qualidade, a representatividade e a confiabilidade dos dados da pós-graduação brasileira.
