Obras que disparam processos de cura e de autoconhecimento, ou que são disparadas por tais processos, propondo olhares renovados e reflexivos sobre o corpo.

Título: Projeto Dislexia

Sinopse:

O projeto fotográfico dislexia, surgiu da necessidade de expôr a angústia, a dor e o desespero com relação as minhas dificuldades de leitura e escrita.

Por mais que eu tentasse explicar o quão difícil é ter que ler, tendo as letras se mover a todo momento e não conseguir se concentrar na própria leitura por conta disso, as palavras sempre eram rasas para expressar as minhas emoções diante disso.

Logo, decidir fazer alguns retratos para me comunicar e assim, através da minha arte fazer-me entendido por quem não faz ideia de como é estar na pele de uma pessoa com dislexia. A proposta é gerar um pouco de empatia, sensibilidade na população e a reflexão com relação a neurodiversidade.

Ficha Técnica:
Tiago Vinícios Araújo - fotógrafo
Adailson Rocha - modelo
Raniel Carmo - assistente de fotografia
Douglas Santana - assistente de fotografia
Tainá Santana - assistente de fotografia
Cíntia Lamego - transcritora

Campus:Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL)

Título: A voz de Iyá - mulheres guardiãs de saberes e fazeres de cura do Recôncavo da Bahia

Sinopse:

“A voz de Iyá” se deu como pesquisa e realização de um projeto artístico cultural que culminou numa exposição artística fotográfica e o memorial de Silvia Leme para obtenção de título de Bacharela em Artes Visuais pela UFRB-Centro de Artes Humanidades e Letras, e buscou diálogos e possíveis significações atribuídas às benzedeiras, rezadeiras e curandeiras do Recôncavo da Bahia e suas práticas. Mulheres que transmitem e mantêm a tradição de um conhecimento ancestral dedicando suas vidas à caridade e aos processos de cura físicos e espirituais, valendo-se de seus conhecimentos sobre plantas, medicina popular, farmacologia natural, e na prática de suas crenças para o bem de todos aqueles que as procuram. 

 Tal projeto propôs o encontro com a fé e a tradição da cura através do feminino, reconhecendo-o como importante dado da construção de identidades e integrante dos saberes e práticas constituídos no território do Recôncavo da Bahia nas cidades de Cachoeira, Maragogipe e São Félix.

 Esta realização trouxe o fazer artístico como interface de aproximação, subjetivação e documentação, aliado às práticas da tradição oral a fim de somar forças na salvaguarda deste importante conhecimento. O fazer artístico se tornou, neste trabalho, um importante elo de significações entre o conhecimento popular/tradicional, o tempo e o espaço, onde buscamos formas de somar coro às identidades das benzedeiras para além das fronteiras que as preservam, e assim, contribuir para que os saberes tradicionais como forma de construção de intelectualidade possa caminhar em direção à horizontalidade de valores, preservados da homogeneização cultural, e com a liberdade de adentrar ao ambiente acadêmico e demais instituições formais devidamente respeitados.

Ficha Técnica:

Silvia Sara Bezerra Leme - fotógrafa e pesquisadora, autora do memorial: A VOZ DE IYÁ - Projeto Artístico e Exposição Fotográfica em diálogo com as narrativas de fé, reza e cura de mulheres guardiãs de saberes e fazeres tradicionais do Recôncavo da Bahia com o qual defendeu o título de Bacharela em Artes Visuais pela UFRB - CAHL

Luísa Mahin Nascimento - Coordenadora e Idealizadora do projeto através do Ponto de Cultura Casa de Barro

Caíque Fialho - Fotógrafo

Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL)

Título: Verena

Vídeo

Verena

Sinopse:

Verena é um documentário curta-metragem focado na personagem Verena que discorre sobre sua relação com o próprio corpo a partir de imagens de seu passado e da sua família.

Ficha Técnica:
Direção, som e montagem- Paloma Cristina
Fotografia - Daniel Sal
Assistência de produção - Everton Suzart
Música - Joy Sales

Campus:Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL)

Título: positHIVa+vHIVa

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Sinopse:

A terapia retroviral consiste em submeter minha corpa diariamente à dolutegravir sódico 50mg e fumarato de tenofovir desoproxila 300mg + lamivudina 300mg, dois comprimidos ingeridos juntos, no mesmo horário, previamente determinado. Desde 13 de março de 2018, quando fui diagnosticada hiv+, iniciei esse círculo + ciclo que chamo de ritual. Embalagens, bulas e a corpa, principal elemento nesse processo, são a intersecção dessa encruzilhada (+), território onde é necessário encontrar caminhos abertos para coexistir com a possibilidade de ser atravessada em algum momento pelos efeitos colaterais. posithiva+vhiva estetiza a partir da fotoperformance minha vhivência com a terapia retroviral ao longo desses dois anos, é oferenda ritualística feita contra o estigma e materializa a ruptura do silêncio, um efeito colateral ausente nas bulas, mas compulsório para corpas marcadas pelo hiv/aid$.

Ficha Técnica:

Concepção - Adu 

Captação das imagens - Luz X

Campus:Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL)

Título: Vander

Sinopse:

Curta-metragem, 2'34, Documentário. "Uma filha tenta encontrar a conexão perdida com seu pai através da única foto que possui."

Ficha Técnica:
Realização - Barbara Carmo

Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL)

Título: Obscurial

Exposição Fotográfica

Sinopse:

Antes que os feiticeiros fossem subterrâneos, quando ainda estávamos sendo caçados pelos trouxas, jovens feiticeiros e bruxas às vezes tentavam suprimir sua magia para evitar a perseguição. Então, em vez de aprender a aproveitar ou controlar seus poderes, eles desenvolveram o que foi chamado de Obscurus. (Harry Potter J.K. Rowlling)

 Até hoje os descendentes da cultura e religiosidade africana ainda são chamados de feiticeiros, entendo a ignorância dos mesmos, porém, podemos redefinir estes termos como o Obscurial sendo algo que se torna negro(a) e isso é bom ser negro ou negra, deve neste caso haver a pergunta como se torna negro? fomos tirados de nosso berço cultural logo o tornar negro é se ver assim como tal é voltar para a origem e se sentir negro(a) outra vez é dizer eu sou obscuro eu sou negro(a).

Ficha Técnica:

Fernando Santos - Fotógrafo e maquiador do modelo Israel e da modelo Milly.

Campus: Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL)

Título: CARTAS PARA INÊZ

Sinopse:

CARTAS PARA INÊZ é um curta-metragem de ficção-experimental realizado em 2019 por Nelson Magalhães Filho, com duração de 24' 38''. Sinopse: Depois de muitos anos de ausência, Inêz volta para sua antiga casa agora em ruínas. Um passado sombrio vem à tona. Trabalho de Conclusão do Curso de Cinema e Audiovisual – Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL – Cachoeira – BA) Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB . Orientadora: Drª Angelita Bogado. Produção filmes baldios

Ficha Técnica:
Apresentando: Graça de Sena
Fotografia e câmera: Jheffeson Jhehsom & Nelson Magalhães Filho
Roteiro, edição e Direção: Nelson Magalhães Filho

Campus: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult)