Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Seminário Interno PPGCOM

Diálogo aberto, plural e em constante movência
Por Caio Batista | Mestrando do PPGCOM

 

Diante das novidades e conquistas, o PPGCOM/UFRB fechou 2024 com a realização de mais uma edição do Seminário Interno de Pesquisa. Nos dias 03, 04 e 05 de dezembro trouxemos o tema “Voz & Ventania - uma comunicação em movência”, que estabeleceu um diálogo entre as nossas pesquisas e a comunidade em que estamos inseridos. Como novidade, nessa edição, pela primeira vez, o programa participamos de uma atividade ecumênica em São Félix-Ba, cidade que abriga o nosso laboratório de pesquisa, no Pavilhão 2 de Julho.  O momento não poderia ser mais especial: na manhã da quarta-feira (4), a comunidade acadêmica seguiu pela Ladeira do Milagre - a mesma em que se localiza nosso pavilhão de pesquisa - rumo à Gruta de Santa Bárbara, bem no dia em que se comemora a santa.

010203

Nessa edição, o seminário contou com um recorde de submissões de trabalho, em um total de 34 resumos apresentados à banca avaliadora. O seminário é o momento oportuno de fazermos um balanço do que ocorreu durante o ano e é quando a comunidade interna apresenta entre si os encaminhamentos de seus projetos atuais. Porém, não só isso.

Além das habituais apresentações, com trabalhos das mais diferentes gamas temáticas e da atividade durante a festa de Santa Bárbara, o seminário contou com o lançamento de livros: “Politeísmos Corporais: Aparência, Moda & Ativismo”. Trata-se de uma coletânea de textos sobre o corpo em suas diversas vertentes, como a moda, o gênero, a raça, a visibilidade, a identidade, a arte e o ativismo, tendo sido organizado pela Prof. Dra. Renata Pitombo, docente do nosso PPGCOM. Outro livro lançado foi “Memórias de luz e som: o cinema de Wong Kar-wai pelo prisma de Gilles Deleuze”, em que a autora propõe um diálogo entre a obra do renomado cineasta Wong Kar-wai e o filósofo Gilles Deleuze, fruto da pesquisa de doutorado da Prof. Dra. Ludmilla Carvalho, que também integra o nosso corpo docente. Tivemos ainda o lançamento de “Memórias de uma menina da ladeira”, de Lucineide Souza, um livro de memórias da criança que cresceu em meio à efervescência cultural da Ladeira do Milagre, em São Félix.

040506

Lucineide, inclusive, foi uma das articuladoras da atividade do PPGCOM/UFRB junto à Associação Cultural de Santa Bárbara, que promove a tradicional festa em homenagem à santa. Ela destacou a importância do diálogo entre a academia e a comunidade externa, a fim de firmar parcerias que fomentem a criação de projetos comunitários, como foi o caso do seu livro.

“Achei de extrema importância, fiquei muito feliz em ter essa participação aqui na nossa comunidade. É mais uma parceria que nós temos, é mais uma força, um fôlego para que continuemos nessa busca de preservação, para que a gente consiga fortalecer mais ainda esse processo. Eu acho que esse é o passo, esse é o caminho certo."

O evento contou ainda com a participação de alunos da graduação, que reforçou a forma como o nosso programa reverbera nas diferentes esferas acadêmicas e mostra o compromisso interno de fomentar a pesquisa e a extensão. A discente Engledy Braga foi uma das articuladoras dessa interação e conta sobre como foi perceber o interesse dos graduandos pela pesquisa.

“Essa vivência permitiu que eles enxergassem novas possibilidades tanto acadêmicas quanto profissionais, despertando interesses em temas que talvez não tivessem sido explorados antes. Foi uma experiência transformadora, tanto para a aproximação com a pós-graduação quanto para o fortalecimento da formação na graduação."


0708

Um dos pontos altos do seminário foi a presença das nossas egressas, Renata e Lina, que trouxeram um panorama apurado do que vêm pesquisando em seus doutorados e como o PPGCOM/UFRB pôde deixar ainda mais robusta as suas trajetórias como pesquisadores mundo afora.

0910

A coordenadora geral do evento, Prof. Dra. Regiane Miranda, destaca a participação massiva do corpo acadêmico na realização do evento e o envolvimento do programa com as festividades de Santa Bárbara como o principal destaque do Seminário.

“Isso é importante porque mostra muito esse envolvimento do programa com a comunidade local, que é uma característica do PPGCOM. Esse, sem sombra de dúvida, foi o principal diferencial do seminário com relação aos anos anteriores, porque a gente entende essa importância da confraternização, do compartilhamento”, finalizou a coordenadora.

O Seminário Interno de Pesquisa do PPGCOM/UFRB encerrou sua edição de 2024 reafirmando seu compromisso com a produção acadêmica e com a construção de laços significativos entre a universidade e a comunidade. A ampla participação de pesquisadores, graduandos e egressos, aliada à integração com a tradição cultural de São Félix, demonstrou como a pesquisa pode ultrapassar os muros da academia e gerar impacto social. Com recorde de submissões e momentos marcantes de troca e aprendizado, o evento consolidou-se como um espaço fundamental para o fortalecimento do programa e para a continuidade de um diálogo aberto, plural e em constante movência.

registrado em:
Fim do conteúdo da página