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Perguntas Frequentes

Criado: Sexta, 26 Agosto 2011 14:16 | Publicado: Sexta, 26 Agosto 2011 14:16

 

Dúvidas e questões sobre cadastro de usuário, documentos necessários para cadastramento e revalidação de cadastro, alteração de senha, empréstimo, devolução e renovação, quantidade de obras, histórico de empréstimos, reserva, acervo, doação de obras, pesquisa no catálogo online, horário de atendimento, empréstimo interbibliotecário, Declaração de nada consta, acesso à rede Wi-Fi e outras questões sobre Biblioteca.

 

 

Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Aos sábados, das 8h às 12h.

  

Posso renovar e reservar o livro pela internet?

Sim. Os serviços de renovação e reserva podem ser feitos de forma online através do menu “Meu Pergamum” no Sistema Pergamum. O usuário poderá fazer renovação, reserva (caso não exista exemplar disponível no acervo para empréstimo), consultar o histórico de empréstimos e afastamento, além verificar o prazo de empréstimo e alterar a senha.

A renovação na forma presencial só poderá ser feita mediante apresentação do livro que se deseja renovar o empréstimo.

 

Não sou aluno da UFRB, e encontrei livros interessantes para a minha pesquisa. Posso retirá-los como empréstimo?

Não. O empréstimo é exclusivo para discentes e servidores com vínculo ativo na UFRB. Você poderá utilizar somente o serviço de consulta no local.

 

Quem pode se cadastrar?

Qualquer pessoa com vínculo acadêmico, profissional, administrativo ou temporário com o CAHL poderá requerer o seu cadastro.

  

Como criar ou revalidar o cadastro na Biblioteca?

Para criar o cadastro o usuário deve apresentar os seguintes documentos:

- Discente: comprovante de matrícula carimbado e assinado por um servidor lotado no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico (NUGTEAC/CAHL), RG, CPF e comprovante de residência de origem;

- Servidores da UFRB: documento com o número SIAPE que comprove vínculo com a UFRB, RG, CPF e comprovante de residência.

 

Para revalidar o cadastro o usuário deve apresentar os seguintes documentos:

- Dscentes: comprovante de matrícula do semestre letivo corrente carimbado e assinado por um servidor lotado no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico (NUGTEAC/CAHL);

- Servidores da UFRB: documento com o número SIAPE que comprove vínculo com a UFRB.

  

Como pesquisar uma obra no catálogo online da Biblioteca?

Ao acessar o sítio da Biblioteca do CAHL, Menu “Acervo - Catálogo Online, o usuário terá acesso ao Sistema Pergamum, podendo fazer a pesquisa geral ou criar estratégia de busca utilizando os menus:

- Abrir mais opções de consulta: selecionar os índices: título, assunto, autor ou livre; unidade de informação e tipo de obra, e;

- Selecione outras pesquisas: selecionar os menus “Pesquisa Avançada” ou “Autoridades”.

 

Como proceder em caso de avaria ou extravio de livro emprestado sob a minha responsabilidade?

Comunicar imediatamente à Direção da Biblioteca sobre o dano ou extravio do material. O usuário responsável deverá repor a obra emprestada. Em caso de obra esgotada, o usuário poderá repor outra obra de igual valor à obra danificada ou extraviada, cujo título deverá ser indicada pela Direção da Biblioteca.

 

Posso emprestar minha senha para um colega retirar material bibliográfico?

Não. A senha é intransferível e de uso pessoal.

 

Posso renovar um empréstimo de uma obra cuja devolução está atrasada?

Não. O usuário deve devolver o item, cumprir a penalidade (afastamento).

 

Posso reservar um livro que está disponível na estante?

Não. O Sistema Pergamum só aceita a reserva de um título quando todos os exemplares destinados a empréstimo estiverem emprestados.

 

Qual o número de obras que se pode retirar e qual é o prazo de empréstimo?

O limite de empréstimo é de 05 livros por usuário, por um período de até 07 dias corridos.

Empréstimo do exemplar de consulta poderá ser feito por um período de até 3h.

Não estarão disponíveis ao empréstimo: obra de referência; livro de consulta; periódico e material especial.

 

A não devolução do livro no prazo estipulado implicará em qual penalidade?

O usuário ficará impedido de utilizar o serviço de empréstimo durante o período correspondente aos dias de atraso. Na devolução de mais de um livro em atraso, o cálculo ocorrerá da seguinte forma: o número de exemplares em atraso será multiplicado pelo número de dias de atraso, obtendo-se o período de impedimento.

 

O livro de consulta deverá ser devolvido dentro do prazo. O não cumprimento do prazo estabelecido para o empréstimo (até 3h) resultará em suspensão do acesso a todos os serviços da Biblioteca, por um período de 15 dias, por cada dia de atraso e número de obras.

  

Posso solicitar empréstimo de livro pertencente à outra biblioteca do Sistema?

Sim. Esse serviço chama-se Empréstimo Interbibliotecário. O usuário deve comparecer pessoalmente na Biblioteca e solicitar o serviço a um atendente. Em seguida, preencher formulário com dados da obra e aguardar a chegada do material. Assim que a obra der entrada na biblioteca solicitante, o aluno receberá um e-mail de aviso, e terá dois dias úteis para efetuar a retirada diretamente no balcão de atendimento.

 

 O que é a Declaração de Nada Consta, qual a sua finalidade e como solicitá-lo?

A Declaração de Nada Consta é um documento emitido pela Biblioteca declarando ao usuário  “nada constar” de irregularidade em seu cadastro.

A Declaração de Nada Consta deve ser solicitado quando o usuário se desvincular permanentemente da instituição, a exemplo de conclusão do curso.

A finalidade do "Nada Consta" é a comprovação de que não há nenhuma pendência do interessado perante o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (SIB-UFRB), com fins de requerimento de documentação junto à universidade, a exemplo do diploma. Com a emissão da Declaração de Nada Consta, o usuário perde o vínculo com o SIB-UFRB tendo os seus cadastros automaticamente suspensos.

 

A Biblioteca disponibiliza acesso à rede WI-FI?

Sim. Para acessar a rede Wi-Fi UFRB, é necessário que o usuário faça login utilizando USUÁRIO (aluno: a+matricula / servidor: matricula SIAPE) e SENHA (aluno:CPF / servidor: mesma do zimbra) quando abrir o navegador.

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