Novas Escutas – Sessão CAHL

Onde acontecerá? Auditório do CAHL (UFRB- CAchoeira)

Quando? 26/03 (domingo)

Horário? 13h às 18h

O projeto “Novas Escutas” se baseia em 8 sessões de projeção de música eletrônica e experimental na UFBA - campus Ondina e na UFRB - campus CAHL (Cachoeira) e CeCULT (Santo Amaro), produzidos e executados pelo Grupo de Pesquisa Orquestra Gambiarra (OGAM). Este grupo conta com a participação de artistas e pesquisadores ligados a UFBA (IHAC) e a UFRB (CAHL e CeCULT). O grupo atua na área de criação musical, explorando as relações entre o homem e as tecnologias, através da criação de novos instrumentos e novas técnicas de composição musical coletiva. Nessas sessões são executadas composições musicais dos integrantes, de alunos ligados ao grupo e bem como outros artistas convidados. Dentre os propósitos de realização das sessões, está o de propor discussões a cerca de comentários e explicações sobre as obras e os processos imbricados neste espaço, estimulando um debate sobre a estética musical e os processos técnicos presentes em cada obra. A ideia principal do projeto é criar um ambiente de acolhimento da música contemporânea desenvolvida na universidade. Fomentando o desenvolvimento de um cenário criativo que permita que os alunos se tornem protagonistas de novos avanços nas linguagens musicais. Problematizando a homogeneidade do estudo da música na academia e de um uso mais experimental dos espaços voltados para a música, principalmente no campus de Ondina, considerando que muitas vezes é ocupado apenas por bandas mais voltadas para o cenário da música comercial. A ocupação do campus como um espaço artístico/cultural com uma agenda fixa de eventos artísticos se configura como uma estratégia de resistência as imposiçõesestéticas dos meios de comunicação de massa. Para além disso, fomentando a ideia do IHAC pela busca do conhecimento através da interdisciplinaridade, o projeto traz a possibilidade de intercâmbio de ideias e de co-produção entre alunos de diferentes cursos, instituições e áreas de concentração, abrindo novas possibilidades de trabalho, estimulando a cognição pensar além do que lhes é proposto como forma tradicional de execução e submissão de projetos. Dentre essas possibilidades, destaca-se a de interação do alunos do BI (Artes, Ciência e Tecnologia e Cultura) da IHAC (UFBA) e CeCULT (UFRB) com os alunos de Cinema e Audiovisual e Artes Visuais do CAHL (UFRB), propondo esse intercâmbio de informações, experiências e obtenção de novas possibilidades de estudo, pesquisa e extensão para além do que a universidade oferece. O projeto também conta com a participação do projeto de extensão Sonatório (Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora) para a organização, realização e divulgação do evento na UFRB e do grupo de pesquisa Ecoarte (IHAC - UFBA) que estudará as propostas estéticas musicais dos artistas para o desenvolvimento e projeção de vídeo-arte. O recorte desse projeto contempla a criação musical de caráter experimental, em especial as propostas que contemplem a problematização da linguagem musical. O que pode ser expresso na pesquisa em novas notações musicais, novos instrumentos eletrônicos e desenvolvimento de sistemas interativos para composição e performance. Além das inovações no gesto musical e novas formas e narrativas sonoras. Dessa maneira esperamos que o campus de Ondina e os campus das outras instituições ocupadas, se consolidem como centros de referência na área da música experimental relacionada a cultura digital, dentro e fora dos muros da universidade, ultrapassando as barreiras que restringem um campus ao estudo que é unicamente oferecido por ele, se transformando em um laboratório a céu aberto, congregando o público universitário e a comunidade em geral. As sessões são abertas, gratuitas e realizadas nos intervalos entre os períodos vespertino e noturno.