III Seminário de Estágio Supervisionado em História: Reflexões, desafios e perspectivas
Este visa socializar as experiências vivenciadas pelos estudantes da disciplina Estágio Supervisionado em História III, Estágio I e Didática.
Intentamos compartilhar várias questões referentes ao primeiro contato de alguns/algumas estudantes com a docência, a saber: os debates em torno da construção de uma identidade docente, além das dificuldades com o universo escolar; o diálogo com os/as estudantes da educação básica; as alternativas construídas, as expectativas, resultados, metodologias, processos de avaliação, acertos e equívocos de um processo de formação e pesquisa, que é o estágio.
O trabalho justifica-se pela necessidade da comunicação entre os estudantes de Licenciatura em História acerca de suas vivências na educação básica, e pela possibilidade de dialogar com os professores regentes da educação básica sobre os caminhos do estágio supervisionado.
A atividade tem, também, como objetivo promover momento de socialização pública dos estudos como parte da formação acadêmica.
PROGRAMAÇÃO
29 de março
17h ás 18h30: Credenciamento
18h30 Mesa de Abertura
19h às 19h30 - Palestra Universidade e Educação Básica: estágio e formação de professores.
Profa. Dra. Mônica Torres (UNEB)
19h30 às 21h30 - Mesa 01
O Ensino de Historia e a Conjuntura Política Atual
Discente: Calionaia Silva dos Santos
MP 746/2016 na perspectiva dos alunos secundaristas do Colégio Estadual Gerhard Meyer Suerdieck
Discente: Cristiane Livia B. Menezes
Estágio Supervisionado em História I: relato de experiência
Grupo 1:
Leila Maria de Jesus Pereira
Elielba Nascimento Reis
Maria Aleluia Lima dos Santos
Jorge Alves de Queiroz
Igor Roberto de Almeida Moreira
Wellington Santos Gomes
Grupo 2:
Rosangela da Neves dos Santos
Jackson Oliveira Santos
Laila Tosta de Oliveira
Carlos Eduardo Miranda Lima
Sandra Araújo das Neves Paschoal
Regiane Marques Souza
Homenagem ao estudante Pedro Iron Macedo dos Santos (1996 - 2017)
30 de março
8h30 às 10h30 Mesa 02
Candomblé e Educação: Senso Comum na turma do Ensino médio
Discente: Arilene N. da Silva Suzart
Como trabalhar África no ensino médio
Discente: Elson da Silva Santana
O samba como prática educativa no ensino de história
Discente: Maiane Conceição Nery Barros
Imagens Fotográficas no Ensino de História da África
Discente: Renato Alves de Lima
Racismo entre os jovens do Ensino Médio:
Discente: Vania R. Conceição
Religiões de Matriz Africana no Ensino de História e alguns aspectos de tensões em sala de aula
Discente: Viviane dos S. da Conceição
Estágio Supervisionado em História I: relato de experiência
Grupo 3:
Mailson de Jesus de Souza
Maraíse Silva da Paixão
Marta Aquino de Aquino
Taislane da Costa Nascimento
Cássia Carem Santana Teixeira
Elaíse de Santana Gonçalves
Grupo 4:
Elaine do Rosário
Isadora Maria Lima da Silva
Fabiana Queiroz Dantas
Maria das Graças Lima Queiroz
10h30 às 13h Mesa 03
Ensino de história e pessoas com deficiência.
Discente: Anselmo F. Rodrigues
Avaliação.
Discente: Carla Souza dos Santos
Os murais como forma de interação na EJA.
Discente: Gilson N. da Conceição Jr.
O Ensino de História no Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Edgar Santos
Discente: Jadeilson G. de Oliveira
O Espaço Educacional: A Estrutura Física e o Transporte Escolar em Outeiro Redondo, zona rural da cidade de São Felix/BA, no século XXI. Aavanços ou retrocessos?
Discente: Marcia Schlapp
Educação inclusiva: estágio em história com estudantes ouvintes e deficientes auditivos
Discente: Roseane de O. Curcino
O ensino de História na formação técnica profissionalizante: Um olhar a partir da experiência do estágio supervisionado.
Discente: Samir S. Moura Junior
Estágio Supervisionado em História I: relato de experiência
Grupo 5:
Telma de Jesus Santos
Carla Rebouças de Jesus Andrade
Verônica Gomes Silva Cerqueira
13h Coquetel de Encerramento