Curso de Artes Visuais promove o lançamento de livro; debate com autora e oficina de desenho

Flávia Pedrosa Vasconcelos:

Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto - Portugal, bolsista CAPES Doutorado Pleno no Exterior. Diplomação reconhecida no Doutorado em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestra em Artes Visuais - UFPB/UFPE, linha: Ensino das Artes Visuais no Brasil, com pós Lato sensu em Arte-Educação e Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA, graduada em Artes Plásticas com habilitação para o ensino de Arte pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. No Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, é responsável por disciplinas na área de Teoria e Prática de Ensino em Artes Visuais. Fundadora do Laboratório de Produção Didática em Artes Visuais - LAPDAVIS - UNIVASF. Membro fundadora da Rede Latino-americana de Investigação na Formação de Professores de Arte (LAIFOPA). Membro da International Society for Education through Art - INSEA, da Rede Iberoamericana de Educação Artística - RIAEA, da Red Iberoameri​cana de Comunicaci​ón y Divulgació​n Científica, da Red de la Organización de Estados Iberoamericanos - OEI en las Metas Educativas 2021, da Federação de Arte/Educadores do Brasil - FAEB. Líder do Grupo de Pesquisa Multi, Inter e Trans em Artes - MITA - CnPQ - UNIVASF. Membro do Observatório da Formação de Professores - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Membro do Grupo de Pesquisa ARTEVERSA - Grupo de estudo e pesquisa em Arte e Docência, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Conselheira Mundial InSEA América Latina eleita em 2016.

Sobre os livros:

Designare: pontes artístico/educativas na formação docente em Artes Visuais

Este livro busca construir um olhar crítico sobre a problemática do "saber desenhar" e do "não saber desenhar" na contemporaneidade em pontes do Brasil a Portugal. Tratando do Designare, reflete sobre a necessidade de representação a partir das ênfases dos discursos encontradas em abordagens conceituais e narrativas históricas ocidentais e europeias do Desenho.

A complexidade do fenômeno Desenho, a atuação do docente em nível superior e a formação de professores de Artes Visuais são outros pontos dialogantes delineados.

Configura-se portanto como publicação resultante de investigação doutoral em Educação Artística na Universidade do Porto, Portugal realizada de 2012 a 2015, com Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior (2013-2015) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES que intenta contribuir para as áreas de Artes Visuais e da Arte/Educação.

Todos podem desenhar (e não apenas colorir) ou proposições para um saber desenhar emancipador

Por que desenhar é um risco? Por que é essencial o desenhar na atualidade? Na presença do desenhar não enquanto dom, mas como talento que é desenvolvido pela experimentação e pela experiência, o leitor é convidado participativo a dialogar com as proposições do desenhar, indo além das linhas retas...