Cursos de Jornalismo e História comemoram 10 anos terça-feira (18/10)

Os cursos de Comunicação – habilitação em Jornalismo e História da UFRB completam 10 anos de existência este ano e o marco da década alcançada será comemorado com uma mesa-redonda na próxima terça-feira (18/10). O evento está marcado para começar às 9 horas no Auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), com a presença de professores que fizeram parte do momento fundador dessas graduações e de ex-estudantes egressos das primeiras turmas de formandos.

Os professores e jornalistas Robério Marcelo Ribeiro e Carlos Jesus Ribeiro vão rememorar a história do curso de Jornalismo. Entre os egressos, participarão os jornalistas Elton Victor Coutinho, atual coordenador do Núcleo Administrativo (NUGTEAD) do CAHL; e Roberta Roseane Santos Costa, que comanda o quadro Sereníssima na Rádio Sociedade AM, em Feira de Santana.

Do curso de História, vão compor a mesa o ex-professor Fábio Duarte Joly, que atuou como gestor de Pesquisa do CAHL entre 2006 e 2008, e o docente Fabricio Lyrio Santos, que coordenou o colegiado nesse mesmo período. O egresso que participará será Maurício Quadros da Mota.

Os colegiados dos dois cursos convidam os estudantes, professores e servidores do CAHL para o evento, que será uma atividade de extensão, aberta também à comunidade em geral. As inscrições, para posterior emissão de certificados, serão realizadas no local a partir das 8h30, na terça-feira (18/10).

Saiba mais sobre os palestrantes

Carlos Jesus Ribeiro – Graduado em Jornalismo pela UFBA (1982), fez mestrado (1999) e doutorado (2009) em Teoria da Literatura pelo Insituto de Letras da UFBA. Atuou nas áreas de assessoria de imprensa, história oral, divulgação científica, comunicação empresarial, edição de periódicos literários e ensino superior. É escritor (ficcionista e ensaísta) com 13 livros publicados. Participa de diversas antologias literárias. É membro da Academia de Letras da Bahia e professor adjunto da UFRB.

Elton Victor Coutinho – Formado em Jornalismo pela UFRB, atualmente é atual coordenador do Núcleo Administrativo (NUGTEAD) do CAHL.

Fabrício Lyrio Santos - Professor adjunto da UFRB nos cursos de Licenciatura em História e Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado), mestrado e doutorado em História pela UFBA e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Atua principalmente na área de História, com experiência de pesquisa e publicações nos seguintes temas: Jesuítas, Catolicismo, História Colonial, História Indígena.
Fábio Duarte Joly - Possui graduação em História (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em História Econômica (2001), todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado de História Antiga na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, estudando principalmente história econômica e social de Roma, com foco no tema da escravidão.
Maurício Quadros da Mota - Possui graduação em História pela UFRB (2010) e mestrado em História pela UFBA (2013). Atualmente é professor Efetivo da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas: movimento estudantil.
Robério Marcelo Rodrigues Ribeiro - Bacharel em Jornalismo (1974) e em Direção de Teatro (1967) pela UFBA. Licenciatura plena em Esquema II pela Associação Prudentina de Educação e Cultura (1981), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina (1978), especialização e mestrado interno corporis em Jornalismo Brasileiro e Comparado pela Fundação Cásper Líbero (1979). Doutorado em Ciências, área de Comunicação e Expressão pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1982). É professor titular na UFRB. Possui experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nas seguintes áreas: comunicação visual, jornalismo impresso, redação publicitária, extensão e produção de eventos em artes, comunicação e cultura.
Roberta Roseane Santos Costa - Formada pela UFRB em Jornalismo (2010) e pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana em Publicidade & Propaganda (2010), é pós-graduada em Marketing Estratégioc (FTC - 2010). Trabalhou como estagiária na assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação. Durante 2 anos foi produtora do programa Acorda Cidade AM, maior programa de rádio AM de Feira de Santana. Já atuou na assessoria de comunicação do deputado estadual Zé Neto e do deputado federal Fernando Torres. Trabalhou como jornalista na rádio Jovem Pan FM, Feira de Santana. Desde 2014, comanda o quadro Sereníssima na Rádio Sociedade AM, que trata temas do universo feminino, líder de audiência no horário. Também trabalha na assessoria de comunicação do vereador Roque Pereira e possui uma empresa de assessoria de comunicação e eventos, a Tripé Comunicação. Por dois anos consecutivos (2013 e 2014), recebeu o prêmio M de Mulher que premia as mulheres feirenses que realizaram trabalhos relevantes na cidade, em diversos segmentos. Recebeu o Troféu Tracajá, que premia os destaques do jornalismo, no ano de 2014. Em maios de 2016, apresentou o Troféu Oscar Folia, que premia os melhores da Micareta de Feira de Santana.

Texto: Hérica Lene