PARADA DA DIVERSIDADE DE CACHOEIRA E SÃO FÉLIX FAZ OFERENDA À OXUM NESTE DOMINGO

Seminário LGBT

A 1ª Parada Gay Unificada de Cachoeira e São Félix iniciou a discussão sobre diversidade sexual na manhã de sexta-feira (16), no Auditório da Fundação Hansen Bahia, na cidade de Cachoeira. Em parceria com o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Seminário LGBT teve como Conferência de Abertura o tema “Lesbianidade: existência e resistência em tempos de conservadorismo”, com a prof.ª Drª Suely Messeder, da UNEB, e a mediadora/organizadora prof.ª Msc. Simone Brandão, da UFRB. Pensando no assunto abordado, a presença da relação de poder esteve presente como ponto chave na fala da conferencista, pois Messeder entende que a relação de poder está tão enraizada em todas as esferas da sociedade, especialmente no Estado, que não pensar nessa relação, acaba criando “inimigos” que antes representavam de maneira favorável os marcadores sociais raça, sexo, gênero, etc. Ela reforça que precisamos de uma rede colaborativa nesse tempo de conservadorismo, pois esses canais estão cada vez mais sendo fechados por uma imposição hegemônica.

Ainda pela parte da manhã, a primeira Mesa Redonda foi formada com o tema “Vivências LGBT’s no Recôncavo” e dando seguimento pela parte da tarde duas outras mesas redondas, cuja temática, respectivamente, “A relação entre a Diversidade Sexual e a religiosidade: algumas reflexões” e “Gênero e Diversidade Sexual na Escola: que política queremos?”.

O evento é realizado pela Associação Grupo Gay de Cachoeira (AGGC), Grupo Gay de São Félix (GGSF) e Grupo de Pesquisa e Estudos em Lesbianidades (Les). Além da parceria do Governo do Estado, por meio da SJDHDS, o evento tem apoio das prefeituras municipais, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, do Conselho Estadual LGBT, do Conselho Estadual de Juventude e do Fórum Baiano LGBT.

Veja a continuidade da programação:

16 de setembro 2016 – às 19h – Sessão Solene – Câmara Municipal de São Félix – Mesa Institucional “Dia Municipal de Respeito à Diversidade Sexual, Gênero e Combate à LGBTfobia no Recôncavo”;

17 de setembro de 2016 – às 10h – Cine Sapatão: exibição do filme Pariah Desejo Proibido, seguido de debate – Cine Theatro Cachoeirano;

18 de setembro de 2016 – às 12h – Caruru das Sete Travas, que será servido por sete travestis dos municípios - Estação Ferroviária de São Félix, na Praça Ruy Barbosa.

18 de setembro de 2016 – às 14h – 1ª Parada Unificada da Diversidade Cachoeira e São Félix – Concentração: Estação Ferroviária de São Félix.