Programação do VIII Simpósio: Identidades Culturais e Religiosidades
O VIII Simpósio Identidades Culturais e Religiosidades é uma realização da profícua parceria entre a Fundação Hansen Bahia e o Centro de Artes, Humanidadese Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Desde a sua criação, em 2007, o evento tem sido um espaço de reflexão e trocas de saberes sobre questões culturais pertinentes às relações identitárias e religiosas no Recôncavo da Bahia, e cada vez mais somando experiências.
Não foi por acaso a escolha do período da grande Festa da Boa Morte para a implantação deste evento na cidade de Cachoeira. A condição em seu contexto absolutamente original da irmandade de mulheres negras e sua complexa relação entre religiosidade e pertencimento, instauram uma atmosfera mais que perfeita para práticas reflexivas que tangencie abordagens críticas e reveladoras de novos sentidos sobre temas culturais. A metáfora ontológica da morte e da assunção, vivenciado ano a ano nos ritos das sábias mulheres de santo, nos oferece a precisão para pensarmos o quanto de dinâmico e instável são as possibilidades de existir. Nesta perspectiva, comemoramos mais uma edição do Simpósio que sempre contribuiu para o encontro de tantos pensadores e detentores de saberes em diversos territórios de conhecimento. Com o recorte temático acerca da cultura centro-africana e das religiões de suas matrizes, a edição deste ano conta com três dias de evento (dias 6, 7 e 8 de agosto).
De 06 a 08 de agosto de 2014.
06 de agosto – Quarta-feira
18:00 – Credenciamento
18:30 – Abertura Oficial (Institucional)
19:00 – Conferência de Abertura – “O Fazer-se de Cumbas e Malungos: culturas e identidades centro-africanas no Brasil escravista” (Prof. Dr. Robert Wayne Andrew Slenes – Unicamp)
07 de agosto – Quinta-feira
Palestrantes:
9:30h – Prof.ª Dr.ª Francisca Marques/UFRB
Tema: “Festa da Boa Morte: Ritual, música e performace”
10:30h - Prof.ª Dr.ª Denize Ribeiro
Tema: "Estratégias de Segurança Alimentar entre os Terreiros de Candomblé"
14:30 – Mesa 2: Trajetórias, socialização e pertenças religiosas
Palestrantes:
Ms. Luana Verena Nascimento Machado – “Nas trilhas do poder de senhoras negras” (UFRB).
Bel. Karla Geyb da Silva Queiroz – “Sobre a pertença de crianças ao Candomblé” (UFRB/ UFBA).
08 de agosto – Sexta-feira
9:30 – Mesa 3: Ritual, pertença, reconhecimento e visibilidade no campo religioso do candomblé
Ms. Marlon Marcos Vieira Passos – “Do congo-angola, do ketu, do jeje-mahi: a irmandade da diversidade ritual dos filhos de uma mesma navalha” (UFBA).
Ms. Nívea Alves dos Santos – “Processos de registro de Terreiros em Cachoeira e São Félix” (UFBA).
14:30 – Mesa 4: Roda de Saberes
Exposição:
Bel. Janailda Santos Vatin: “Oxum é minha mãe: as representações de Oxum na vida cotidiana da Ialorixá Mãe Jacyra do terreiro Filhos de Oxum-BA”. (UFRB)
Bel. Alessandro Cerqueira da Silva “A ‘Nação Angola’ em Maragogipe-BA: uma etnografia da Casa Banda Lecongo de Mãe Quisasse”. (UFRB)
Diálogos:
Dra. Maria Paula Adnolfi/IPHAN
Belª em História e Mestre em Antropologia Social pela USP, Doutoranda em Antropologia pela Vrije Universiteit Amsterdam. Técnica em Ciências Sociais do Iphan na Bahia. Pesquisadora dos temas: religiões afro-brasileiras; políticas culturais; políticas de patrimônio.
Participantes da Mesa:
Ogan Buda de Bobosa – Roça do Ventura (Cachoeira)
Ialorixá Mariá Quisasse – Nação Nagô (São Félix)
Babalorixá Pote de Ogum – Terreiro Ile Axé Ogun Nire (Santo Amaro)
Ebomi Nice – Casa Branca (Salvador)
Comissão Organizada:
Dr. Wilson Penteado – CAHL/UFRB
Elias Gomes de Souza – FHB
Jomar Lima – FHB
e-mail de inscrições Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
REALIZAÇÃO:
CAHL/UFRB
Fundação Hansen Bahia
Apoio Institucional:
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeira
Apoio Financeiro:
Fundo de Cultura do Estado da Bahia
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Governo do Estado da Bahia
Texto: Fundação Hansen