IV Seminário Corpo e Cultura: Afetos, Inovações e Ativismos

No dia 13 de agosto, acontece no auditório da Fundação Hansen, o IV Seminário Corpo e Cultura. Nesta edição, o encontro - idealizado pelo Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, coordenado pela professora Dra. Renata Pitombo Cidreira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - vai promover um diálogo em torno das concepções de afetos, inovações e ativismos. A abertura da programação acontece às 8h, com as comunicações dos pós-graduandos que integram o grupo de pesquisa Corpo e Cultura.

O Seminário contará ainda com as participações especiais das professoras convidadas Ana Paula de Miranda (UFPE), Beatriz Pires (USP) e Tula Fyskatoris (Editora e pesquisadora de moda). Participam ainda das mesas redondas Tecnologia, Esporte e Afeto e Ativismo, Transparência e Consumo, a partir das 14h, os professores Henrique Sena (UFRB), Renata Pitombo Cidreira (UFRB) e Rosane Gomes (UFMG). Entre as dinâmicas do evento, o grupo de pesquisa destaca o lançamento do livro da professora Ana Paula de Miranda (UFPE) intitulado Consumo de moda: a relação pessoa objeto e a exposição Objetos vítreos – O humano nas Inscrições Rupestres, da professora Beatriz Pires (USP). As inscrições podem ser feitas durante o evento.

corpo e cultura

EXPOSIÇÃO:

• Objetos vítreos – O humano nas Inscrições Rupestres, da Profa. Dra. Beatriz Pires (USP) | Fundação Hansen.

Peça que compõe a Mostra O humano nas Inscrições Rupestres.

SEMINÁRIO CORPO E CULTURA – 13 DE AGOSTO DE 2018:

8h – Mesa-redonda com pós-graduandos – Dança, Cinema e Mídia:

• Sensibilidades adornadas: as cores, formas e texturas nas vestes de Tikal | Baga de Bagaceira (Mestrando UFRB)
  • Conflitos entre o ser e o ver: Carmem Miranda, uma celebridade vigiada | Clécia Junqueira (Mestranda UFRB)
  • Corpo e Mídia: Uma relação sensível | Naiara Moura Pinto (Mestranda UFRB)
  • Performance - Um corpo em ondas: A poética do estudo das águas de Isadora Duncan | Hanna Rodrigues (Mestranda UFRB)

10h – Mesa redonda com pós-graduandos – Adereços, Desfiles e Revistas:

• “Nem tudo que reluz é ouro”: O garimpo e seus traços na composição de sentido das joias na contemporaneidade. | Gina R. Reis Vieira (Doutoranda UFBA)
  • Jornalismo de moda, corpo e cultura: as questões contemporâneas na revista Elle Brasil | Larissa Molina (Mestranda UFBA)
  • Os ORFA de Arthur Bispo do Rosário: objetos de afeto e objetos fantasmas. | Etevaldo Cruz (Doutorando UFBA).
  • Corpos possíveis? Os desfiles de moda como espaços de proposição de corpos vestidos. | Renata Leahy (Doutoranda UFBA)

14h – Mesa redonda com professores – Tecnologia, Esporte e Afeto:

• Corpo e afeto: O sentimento de si e sua relação com as vestes | Renata Pitombo Cidreira (UFRB)
  • O Humano, o Polegar Opositor e o Objeto Tecnológico | Beatriz Pires (USP).
  • Corpo, mulher e esporte na Imprensa ilustrada de Salvador: 1916-1928| Henrique Sena (UFRB)

16h – Coffee Break

16h30 - Mesa redonda com professores – Ativismo, Transparência e Consumo:

• Transgressão e corpos periféricos: as corporalidades dos gordos na festa Toda Grandona | Rosane Gomes (UFMG)
  • A transparência na moda: ética e sustentabilidade | Tula Fyskatoris (Editora e pesquisadora de moda)
  • Desvio e resistência no comportamento de homens que usam saia |Ana        Paula de Miranda (UFPE)

18h30 – Lançamento do livro Consumo de moda: a relação pessoa-objeto, da Profa. Dra. Ana Paula de Miranda

MINI CURRÍCULO | CONVIDADAS

• Profa. Beatriz Ferreira Pires

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUCC. Mestre pelo Instituto de Artes da Unicamp e Doutora pela Faculdade de Educação desta mesma Universidade. Pós-doutorado em Moda, Cultura e Arte pelo Senac/SP. Autora dos livros O corpo como suporte da arte – Piercing, Implante, Escarificação, Tatuagem (Senac, 2005) e Corpo inciso, vazado, transmudado: Inscrições e temporalidades (Annablume, 2009). Autora ainda de várias exposições fotográficas que versam sobre o tema.

• Profa. Dra. Ana Paula de Miranda

Doutora pela FEA-USP, com pós-doutorado pela COPPEAD-UFRJ. Pesquisadora no Departamento de Negócios da Moda da Manchester Metropolitan University, no Reino Unido. Professora da UFPE. É autora do livro Consumo de Moda: a Relação Pessoa-Objeto e coautora do livro Moda é Comunicação.

• Profa. Dra. Tula Fyskatoris

Doutora em História pela PUC – SP e membro do Centro de Estudos Sociossemióticos da PUC – SP. Editora e pesquisadora de moda.

Informações à imprensa: