Encontro Nacional de Museologia

Museólogos de todo o país vão se reunir em Salvador e em Cachoeira no II Encontro Nacional da Rede de Professores Universitários do Campo da Museologia que acontece entre os dias 24 e 26 de agosto.

Durante o evento serão discutidas questões como O avanço da Museologia no Brasil e Demandas e desafios para a formação contemporânea em Museologia. O evento é promovido pela Rede de Professores de Museologia, Centro de Artes, Humanidades e Letras/UFRB e Departamento de Museologia da UFBA.

Programação:

Dia 24/08 – Campus da Universidade Federal da Bahia - Salvador

09:00 – Sessão de  Abertura

10:00 – Conferência de abertura. O avanço da Museologia no Brasil: formação e fomento.  Prof. Dr. Mario Chagas - IBRAM

11:00 – Debate

12:00 – Almoço

14:00 – Conferência:  Diretrizes e Bases para a formação em Museologia:  parâmetros conceituais - Professor Representante do Departamento de Museologia UFBA

15:00 – Conferência:  Demandas e desafios para a formação contemporânea em Museologia. Profa. Dra. Maria Célia Moura Santos. Departamento de Museologia UFBA.

16:00 – Intervalo para café

16:30/18:30 – Debate

19:00 – Atividade cultural

Dia 25/08 - Campus da Universidade Federal da Bahia – Salvador

08:30 - Mesa Redonda: Projetos pedagógicos dos cursos de Museologia no Brasil  I

Coordenação do Curso da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Coordenação do Curso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Coordenação do Curso da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

10:00 – Intervalo para café

10:30 Mesa Redonda: Projetos pedagógicos dos cursos de Museologia no Brasil  I (Continuação)

Coordenação do Curso da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Coordenação do Curso da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

11:30/12:30 – Debate

12:30 – Almoço

14:00 – Mesa Redonda: Projetos pedagógicos dos cursos de Museologia no Brasil  II

Coordenação do Curso da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Coordenação do Curso da Universidade de Brasília (UNB)

Coordenação do Curso da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Coordenação do Curso da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

16:00 – Intervalo para café

16:30 – Mesa Redonda: Projetos pedagógicos dos cursos de Museologia no Brasil  II (Continuação)

Coordenação do Curso da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Coordenação do Curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Coordenação do Curso do Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE)

Coordenação do Curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

18:30/19:30 – Debate

20:00 – Sessão inaugural das comemorações pelos 40 anos de criação do Curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Considerações sobre o Curso de Museologia da UFBA: Pontos relevantes. Profa. Dra. Heloisa Helena Fernandes da Costa – Decana do Curso de Museologia da UFBA.

Dia 26/08 - Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Cachoeira

08:00 – Deslocamento para a cidade de Cachoeira

10:00 – chegada ao hotel em Cachoeira e almoço.

13:00 – Apresentação do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Prof. Dr. Xavier Vatin – Diretor do Centro

13:30 – Mesa redonda:  Pós-graduação em Museologia – experiências brasileiras e internacionais

Coordenação do Programa de pós Graduação Mestrado em Museologia e Patrimônio - UNIRIO

Coordenação do Programa de pós Graduação Memória Social – UNIRIO

Proposta de Mestrado do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo MAE/USP

15:00 – Debate

16:00 – Lanche

16:30 – Plenária de encerramento do II Encontro – Conclusões, encaminhamento de propostas, avaliação, escolha do próximo Curso a sediar o III Encontro.

20:00 – Jantar com atividade cultural

27/08 - 09:00 - Retorno a Salvador