Grupo de Pesquisa do CAHL realiza o seminário Corpo em Prospecção 2

O Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB vai sediar o Seminário Corpo em Prospecção 2. Esse ano, o tema é: “Performance-art e Intercâmbios Estéticos”. Em dois dias de atividades, o seminário vai abordar as diferentes perspectivas da Arte Contemporânea, que tem no corpo o locus da sua produção. Refletir sobre o corpo e sua utilização na Arte Contemporânea é o principal foco do Seminário Corpo em Prospecção.

As atividades serão iniciadas na manhã do dia 03 de maio (terça-feira) com exibição do documentário sobre a obra da artista internacional Lygia Clark. O vídeo é um raro registro do processo criativo da artista. Em seguida, o evento terá uma mesa redonda com o professor da UFRB Ayrson Heráclito e os estudantes Tiago Sant’Ana e Flávia Pedroso, que fazem parte do grupo de pesquisa e extensão em arte e patrimônio – GAP/UFRB.

Na quarta-feira, dia 04 de maio, o evento terá uma mesa-redonda com o dançarino Aroldo Fernandes e a performer Rose Boaretto. A temática do corpo e da sexualidade é o tema central das produções destes dois artistas. No período da tarde, a conferência de encerramento será ministrada por Carol Érika Santos, doutoranda em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Intitulada “Performance, corpo e espaço público”, a conferência aborda a relação e utilização do corpo na performance-art contemporânea. O evento ainda tem um lounge com apresentação de Djs e Vjs no foyer no auditório do CAHL.

O seminário corpo em Prospecção 2 – “Performance-art e Intercâmbios Estéticos” é uma realização do GAP/UFRB – Grupo de pesquisa e Extensão em Arte contemporânea da UFRB, Grupo Mandú Performance-art e do projeto de extensão Narrativas em Fluxo.

TERÇA-FEIRA – 03/04

09h30 – Mesa de abertura

Apresentação de vídeo raro de Lygia Clark

Comentário de Fátima Pombo (still e ex-fotógrafa de Lygia Clark)