Nota da Direção

Carta à Comunidade

Diante de matérias e vídeos recentemente veiculados na imprensa local e nacional, que parecem ter como objetivo único e exclusivo a destruição sistemática da imagem pública da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e do seu Reitor, o Conselho Diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras dessa Universidade vem, por meio desta, mais que lamentar e repudiar essas ações, apresentar as razões de seu lamento e de seu repúdio.

O Centro de Artes, Humanidades e Letras, em sua curta existência, conta atualmente com oito cursos de graduação, uma pós-graduação stricto sensu e duas especializações, vem desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão e tem realizado uma gama enorme de eventos abertos à comunidade.

Mesmo com as limitações inerentes, e amplamente conhecidas, impostas pela burocracia pública, o Centro já dispõe de boas instalações, laboratórios e equipamentos de primeira qualidade, além de contar com a perspectiva de ampliação desses espaços. Seus cursos de graduação têm sido reconhecidos pelo MEC com ótimas notas, e seus egressos têm tido bom desempenho em concursos públicos e ingressado em programas de pós-graduação de várias universidades.

Isso tudo é resultado, tanto em nosso Centro quanto em toda a Universidade, de um corpo docente qualificado, de um corpo técnico-administrativo diligente e de um corpo discente interessado, que recebe grande apoio em suas demandas de assistência estudantil. Tudo isso é fruto do trabalho de gestores empenhados em construir a segunda Universidade Federal da Bahia, erguida em uma região culturalmente rica e economicamente esquecida.

Por isso, é com orgulho que o nosso Centro desempenha seu papel de oferecer educação de qualidade e formar uma geração que, em sua maioria, será a primeira a ter tido acesso ao ensino superior.

Embora ainda haja muito a ser realizado, lamentamos e repudiamos a investida tendenciosa contra tudo aquilo que, até o momento, foi dura e arduamente conquistado.

Prof. Dr. Xavier Vatin

Presidente do Conselho Diretor