Egressa do curso de Museologia da UFRB é nomeada professora efetiva da UFS

Publicado: Quinta, 06 Junho 2013 14:04

Foi publicado hoje, 06 de junho de 2013, na Seção 2, da edição nº 107, do Diário Oficial da União, a Portaria UFS nº 2.016/13 que nomeia Sura Carmo Souza, egressa do Curso de Bacharelado em Museologia da UFRB, para atuar na docência do magistério superior no Núcleo de Museologia do Campus Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe.

Durante pouco mais de 70 anos existiram 2 cursos federais e 1 privado de formação em Museologia no país: o da UNIRIO, fundado em 1932; o da UFBA, fundado em 1969; e o da Faculdade Estácio de Sá, fundado em 1975 e extinto em 1996. A partir de 2004, em decorrência da Expansão Universitária e do REUNI, foram criados mais 11 cursos em universidades federais e 2 cursos em instituições privadas, totalizando, na atualidade, 15 cursos de Graduação em Museologia em funcionamento. Ante a ausência de profissionais, esse recente cenário de crescimento do ensino superior da Museologia fez com que os docentes integrantes do magistério superior federal nos cursos criados a partir de 2004 tivessem formação em uma das 3 escolas tradicionais brasileiras ou no exterior.

Sura Carmo Souza, Museóloga egressa da UFRB no ano de 2012, é a primeira profissional formada em um dos cursos criados a partir de 2004 a ingressar no quadro efetivo do ensino superior da Museologia brasileira. Esta condição inaugura um novo momento do ensino superior federal da Museologia, representando um marco do qual a UFRB é co-autora. De acordo com o Prof. Luydy Fernandes, Coordenador do Curso de Bacharelado em Museologia da UFRB, “este é um fato expressivo, pois afirma um ciclo acertado de formação em Museologia implantado na UFRB, e que agora terá expressão em outra instituição federal através da ação de Sura Souza”.

Do curso de Museologia da UFRB, além de Sura Souza, em 2011 o museólogo Gilcimar Costa Barbosa havia sido aprovado e atuado na docência superior de Museologia, na condição de professor substituto na UFS.