Ressignificação de imagens é tema de aula em Colégio de Cachoeira

Publicado: Segunda, 09 Setembro 2013 09:07

“Diálogos da Arte Brasileira com a História da Arte” é o tema do projeto de extensão coordenado pelo professor Dílson Midlej, do Centro de Artes, Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Colégio Estadual da Cachoeira. Na última quarta feira, 4, aconteceu o segundo encontro do grupo de extensão com os alunos do primeiro ano do ensino médio.

As aulas têm como objetivo aproximar a comunidade da universidade, mostrando como é feita a reutilização de imagens existentes na História da Arte, o modo como são apropriadas e ressignificadas em obras de autoria de artistas brasileiros. As aulas são divididas em teóricas e práticas e no último encontro os alunos conheceram um pouco mais sobre o Cubismo, o terceiro movimento das vanguardas históricas, e sobre o artista espanhol Pablo Picasso. Na apresentação feita pelo professor Dílson Midlej, ele destacou a história da produção de Pablo Picasso como artista cubista.

O estudante de Artes Visuais Romielle Evangelista falou sobre a ressignificação da imagem na arte baiana e escolheu a obra Guernica, de Picasso, para abordar o tema "Arte e Conflito Social". Romielle mostrou a obra Guernica do Nordeste Brasileiro e Canudos, de autoria de artistas brasileiros, destacando as semelhanças com a Guernica do pintor espanhol. Evangelista ainda falou sobre uma obra mais próxima dos alunos, representando um conflito social que fez com que a cidade fosse reconhecida como Cidade Heróica, situada em um posto da cidade da Cachoeira. “Não é uma ressignificação, representa uma disputa, uma guerra” enfatizou Romielle.

Por conta de problemas técnicos, a parte prática da aula foi remarcada para o próximo encontro, na quarta-feira, 11/9. A aula foi encerrada com a exibição dos trabalhos artísticos feitos pelos estudantes no primeiro encontro, com uma rápida análise de cada produção.

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lélia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Ana Paula Santos, Drielle Costa, Laís Sousa, Naiara Pinto.