Professores participam do Congresso Brasileiro de Comunicação em Manaus

Publicado: Segunda, 09 Setembro 2013 10:20

Apresentação de artigos em grupos de pesquisa, participação em mesa-redonda e lançamento de livros. Estas foram atividades dos professores da UFRB Sérgio Mattos, Hérica Lene e Márcia Rocha no XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), de 4 a 7 de setembro, em Manaus.
O evento é o maior congresso da área no país, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom. Reúne pesquisadores da área e estudantes de graduação e pós-graduação. Neste ano, o tema geral foi “Comunicação em tempos de redes sociais: emoções, afetos, subjetividades”.
O professor Sérgio Mattos, doutor em Comunicação pela Universidade do Texas (EUA), foi um dos expositores do IV Fórum EPTIC - professor dr. Valério Brittos, realizado no dia 3 de setembro. O tema da mesa foi “Economia política e jornalismo”. Mattos falou sobre “Dilemas do jornalismo impresso na busca de um novo modelo de negócio”.
A professora Hérica Lene, doutora em comunicação pela UFRJ, que participa dos congressos da Intercom desde 2002, neste ano foi jurada do Expocom, prêmio dos melhores trabalhos experimentais de estudantes de graduação, avaliando produtos da categoria de Reportagem em Jornalismo Impresso.
Ela apresentou o artigo "Memória e história da imprensa: as associações de imprensa na confirmação do ethos jornalístico, no XIII Encontro dos Grupos de Pesquisa (GP ) da Intercom, no GP de Historia do Jornalismo, escrito em co-autoria com o estudante de Jornalismo da UFRB Rafael Lopes. E também lançou o livro “Jornalismo de economia no Brasil”, publicado pela editora da UFRB neste ano, na sessão Publicom, onde são lançados livros do campo da Comunicação.
"É importante participar do maior congresso de comunicação do país, para trocar informações, ideias e contatos, e levar o nome da UFRB para o evento. Além disso, é importante para fortalecer a produção acadêmica de nosso curso, pois estamos trabalhando para futura criação do mestrado na área", comentou Hérica Lene.
A professora e doutoranda pela UFBA, Márcia Rocha, participou do XIII Encontro de Grupos de Pesquisa, no de Comunicação e Saúde, onde apresentou o artigo “Saúde na TV: o médico de família na rotina produtiva da comunicação,fruto de sua pesquisa de tese em andamento. Sobre sua participação no Intercom, avaliou como “muito importante para o diálogo com outros pesquisadores”.

Márcia Rocha, Sérgio Mattos e Herica Lene, em Manaus - AM

Assessoria de Comunicação do CAHL – ASCOM-CAHL
Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia
Técnica-administrativa: Lelia Sampaio