Ação para Formação Continuada para Professores Indígenas - Saberes na Escola

Publicado: Sexta, 13 Dezembro 2013 09:14

Através do Ofício Circular no. 107 de 26/10/2013 a SECADI convida as IFES a participarem desta ação, que destina-se a formação continuada de professores indígenas que atuam nas escolas indígenas na Educação Básica.

Neste contexto, a ação visa formar professores indígenas como orientadores de estudos, que irão atuar na formação de professores indígenas nas escolas de suas comunidades.

Os seguintes eixos orientadores orientadores são adotados para contemplar a complexidade etno-sociolinguítica dos povos indígenas em uma perspectiva bilígue/multilingue:
a) Letramento e numeramento em Línguas Indígenas como primeira língua;
b) Letramento e numeramento em Língua Portuguesa como primeira língua;
c) Letramento e numeramento de Línguas Indígenas ou como Língua Portuguesa como segunda língua ou língua adicional;
d) Conhecimentos e artes verbais indígenas.

Estão previstos recursos que serão descentralizados no valor máximo de R$ 300.000,00 para 2013, a serem complementados com outros recursos em 2014.
A partir desta ação também serão concedidas bolsas de estudo e pesquisa, na forma e valores definidos em resolução do FNDE para as funções: coordenador-geral; coordenador adjunto; supervisor junto a IES; conteudista; pesquisador formador; orientador de estudo; professor alfabetizador vinculado às escolas; e ao coordenador da ação vinculado às secretarias estaduais e municipais de educação.
No presente, solicito às equipes de docente interessadas em propor projetos que se manifestem com brevidade, possibilitando subsidiar que esta IES se manifeste quanto à adesão a esta ação da SECADI.