Curso de Comunicação convida estudantes para Grupos de Pesquisa

Publicado: Sexta, 01 Agosto 2014 09:37
Estudantes de Comunicação e de outras áreas afins interessados em ingressar em projetos de iniciação científica podem procurar um dos grupos de pesquisa do curso. As atividades deste semestre 2014.1 já começaram e professores coordenadores convidam para participação de novos membros.

É o caso do professor Carlos Ribeiro, cujo projeto de pesquisa é Um jornalismo mais humano: estudos e perfis. O grupo sob sua coordenação tem como objetivo desenvolver pesquisa e extensão para identificar, mapear e registrar, por meio de grandes reportagens, artigos e crônicas, saberes/práticas e iniciativas para o desenvolvimento de ações de valorização da diversidade cultural e ambiental do Recôncavo Baiano.

Outro Grupo aberto a novos integrantes é o de "Comunicação, Identidades e Memória”, coordenado pela professora Hérica Lene. Neste semestre, será iniciada a pesquisa Jornais centenários do Brasil: como e por que sobrevivem em tempos de convergência midiática?. As reuniões, que começaram no dia 31 de julho, são realizadas quinzenalmente, às 14 horas, no CAHL.

Música, TV, Moda e Ciência

Há os grupos que estão dando continuidade as atividades do semestre anterior. O professor Jorge Cardoso0 Filho coordena o "ECA - Experiência, Comunicação e Audioculturas", no qual está desenvolvendo a pesquisa Retóricas da escuta musical, com financiamento do CNPq (edital Universal de 2012). O grupo se reúne às quartas-feiras à tarde, quinzenalmente.

Já a professora Jussara Maia está à frente do "Grupo de Pesquisa e Extensão TelenS - Telejornalismo, Narrativas e Sociedade", que conta também com participação dos docentes Luiz Nova (Comunicação) e Daniela Matos (Gestão Pública). É voltado para análise e elaboração de produções jornalísticas, considerando componentes internos e formas expressivas em articulação com formações sociais, histórica e culturalmente constituídas, a partir de referenciais teóricos e metodológicos dos estudos culturais. A reunião ocorre às terças-feiras, às 17 horas, também quinzenalmente.

"Corpo e Cultura" é coordenado pela professora Renata Pitombo que, no momento, desenvolve três pesquisas: A moda enquanto fenômeno estéticoA Moda no Jornalismo Cultural: Entretenimento, Crítica e ArteJornalismo de moda na Bahia: especificidades, protagonistas e diálogos com a cultura local (que conta com sete estudantes, entre bolsistas e voluntários).

A professora Rachel Neuberger integra o grupo "Estudos da Mídia", no qual desenvolve, no momento, pesquisa sobre o rádio em Cachoeira e rádio-escola.

Sob a coordenação da professora Mária de Fátima Ferreira está o "Cultura Científica, Gênero e Jornalismo", com três pesquisas: Percepção Pública de Ciência e Tecnologia no Recôncavo da Bahia; "Ciência&Vida" no jornal A Tarde; e A invisibilidade das mulheres cientistas e fonte de notícia na Ciência & Tecnologia, que é o estudo que está desenvolvendo como pesquisadora visitante do Centro de Estudos Feministas, da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, na Califórnia (EUA), onde faz pós-doutorado.

Fique por dentro dos Grupos/Projetos de Pesquisa:

Comunicação e Saúde
Coordenação: profa. Márcia Rocha
Integrante: profa. Alene Lins

Um jornalismo mais humano: estudos e perfis
Coordenação: Carlos Ribeiro

Comunicação, Identidades e Memória
Coordenação: profa. Hérica Lene

ECA - Experiência, Comunicação e Audioculturas
Coordenação: prof. Jorge Cardoso Filho

TelenS - Telejornalismo, Narrativas e Sociedade
Coordenação: profa. Jussara Maia