Direção do CAHL lamenta a morte de Luíza Helena de Bairros

Publicado: Terça, 12 Julho 2016 20:43

Hoje o Brasil perdeu uma grande mulher negra, inspiração de militância, comprometimento e responsabilidade com as políticas públicas e ações afirmativas nas áreas de raça e gênero.  Partiu desta terra (ayie) Luíza Helena de Bairros, que foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Social da Bahia e Ministra-chefe da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial do Brasil, de 2011 a 2014. Natural de Porto Alegre, era graduada em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul além de possuir títulos de Mestre em Ciências Sociais (UFBA) e de Doutora em Sociologia (Universidade de Michigan – USA). Morava em Salvador desde 1979, onde atuou em diversos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado – MNU.

A direção do CAHL lamenta por sua partida e demonstra sua gratidão pelo legado que deixa para a política, para a academia e para a vida. Centros como o nosso, certamente, tem o dever de preservar seu legado como eterna fonte de aprendizagem e militância.  As contribuições trazidas por Luíza continuarão vivas e presentes para toda comunidade do CAHL/UFRB!