A política sobre drogas e seus efeitos na população negra

Publicado: Quarta, 27 Julho 2016 05:54

Ativista de direitos humanos e do movimento negro, a norte americana Deborah Small, o representante da Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas (INNPD), Dudu Ribeiro, a representante do Levante Popular da Juventude, Amanda Rosa e o professor do Centro de Ciências da Saúde, João Mendes, compuseram a mesa de debate sobre as implicações das políticas sobre drogas vigentes na população negra, na tarde de 26 de julho, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras. “Trata-se de um evento que demonstra as nossas possibilidades de multicampia e de articulação com os movimentos sociais. Por isso, agradecemos aos colegas do INNPD, docentes do CCS e a própria Deborah Small”, pontuou o diretor do CAHL, Jorge Cardoso Filho.

A mesa destacou como a política sobre drogas, que vem sendo desenvolvida por países como Estados Unidos e Brasil, não tem sido eficaz e tem implicado no extermínio da população negra e na proteção seletiva das elites historicamente dominantes. Segundo Small, a educação que é oferecida pela universidade deve ser convertida para pensar políticas que salvem vidas negras:  “Quando vocês escutam a expressão ‘guerra às drogas’ eu gostaria que vocês entendessem que é a guerra aos negros. É a expressão do genocídio negro. Utilizem a oportunidade que têm nesta Universidade para questionar o argumento da proibição das drogas. A única política boa para as drogas é a ausência dessa política”, finalizou.

20160726 172739