Estudantes da UFRB conquistam prêmios em Congresso de Comunicação
Estudantes do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foram premiados no 20º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste 2023), destacando-se em um evento que reuniu os cinco melhores trabalhos experimentais produzidos por discentes de diversas universidades da região.
O congresso, que ocorreu entre os dias 19 e 22 de Junho, na cidade de Campina Grande, na Paraíba, reuniu pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas da comunicação para promover debates e fomentar a pesquisa. Entre os participantes, estiveram estudantes do curso de Comunicação Social/Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFRB que apresentaram produções laboratoriais e artigos de iniciação científica. O coordenador do curso de Comunicação Social/Jornalismo, prof. Guilherme Fernandes, também participou como conferencista de uma das mesas do evento. O docente participou da mesa “Os desmontes e reconstrução das entidades científicas em Comunicação” abordando as ações da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom), entidade que preside atualmente.
Um dos grandes destaques do evento foi a premiação dos discentes da instituição, que receberam o título de melhor trabalho experimental da região Nordeste. O estudante de Publicidade e Propaganda, Abner Gonzaga, venceu na categoria de Jingle com o produto “Burguer Bão”, orientado pela professora Ana Luisa Coimbra. Segundo Abner, “o momento da apresentação e a vitória foi algo que com certeza nos marcou, pois estávamos em dúvida sobre o resultado final, mas permanecemos confiantes até pelo fato de já estarmos entre os cinco melhores do Nordeste”.
A discente Júlia Soares, também do curso de Publicidade e Propaganda, explica que a ideia de inscrever o produto para o congresso partiu, também, das motivações feitas pela orientadora do trabalho e coordenadora do curso: “a gente acreditou quando ela nos disse que o trabalho tinha um grande potencial, então decidimos ir em frente e ganhamos! Todo o trabalho feito na universidade é válido, serve como portfólio e sempre é importante inscrever esses projetos e adquirir muita experiência”, explicou.
Já na categoria de Projeto de Comunicação Integrada, a discente Deborah Sales, também do curso de Publicidade e Propaganda, levou o prêmio com o evento “Propaga.ai”, orientado pela professora Alene Lins, um evento do próprio curso com o objetivo de recepcionar os novos discentes e aproximar a universidade e a comunidade acadêmica da própria sociedade.
A professora Ana Luisa Coimbra parabenizou a todos os estudantes que tiveram seus trabalhos selecionados, ressaltando o esforço coletivo que foi mobilizado para que a participação no evento ocorresse. Salientou ainda “que é uma alegria imensa ver a UFRB tão bem representada, com tanta garra, excelência e dedicação, em um evento dessa importância” e que os aprendizados vão muito além da sala de aula, já que o Intercom proporciona o contato com outros estudantes, profissionais do mercado e também pesquisadores da área.
No curso de Comunicação Social/Jornalismo, a discente Beatriz Pankará trouxe para a UFRB o título de melhor radiodocumentário. A obra “Crenças e Memórias - Histórias do Rezar e Benzer” buscou retratar o cotidiano e a prática das rezadeiras e benzedeiras, elementos histórico-culturais da sociedade brasileira. O trabalho foi orientado pelo professor Guilherme Moreira Fernandes.
A discente comenta que toda a produção foi extremamente emocionante, principalmente pelo fato de convidar sua avó, uma mulher indígena e também rezadeira, para que pudesse participar da obra. "Foi o meu primeiro Intercom. Um produto fruto de um desejo coletivo em tratar sobre essas questões e sobre a prática da reza. Poder ganhar e levar este prêmio também para a minha avó é gratificante”, conta a vencedora.
Questionada, também, sobre o peso de ser o único produto do curso de Jornalismo a vencer a Intercom Nordeste, a discente explica que na fase nacional, que ocorre em Belo Horizonte, pretende carregar consigo não só o produto vencedor, como todos os outros que foram inscritos por estudantes de jornalismo da instituição.
“Eu dedico este prêmio também a todos os estudantes de Jornalismo que inscreveram seus produtos, que chegaram até os cinco melhores do Nordeste, mas que não passaram para a fase nacional. Sabemos que eles também são tão vencedores e merecedores quanto a gente! Também dedico este prêmio a todos que não puderam comparecer em Campina Grande, mas que de longe torceram!”, enfatizou.
O professor Guilherme Fernandes, ao fazer um balanço da participação dos alunos da UFRB, destacou que foi a maior presença da UFRB no evento promovido pela maior instituição científica da área de Comunicação e que tal fato só foi possível graças à mobilização conjunta entre os colegiados de Comunicação/Social e Publicidade e Propaganda. “Viajar com um veículo oficial da UFRB fez toda a diferença, sou muito grato à sensibilidade do reitor Prof. Fábio Josué, em proporcionar essa experiência única aos estudantes do CAHL. É importante ver os produtos feitos por outras instituições, conhecer outras realidades e fazer contato com estudantes de outra localidade. Além disso, estávamos na cidade de Campina Grande que promove um dos maiores São João do Nordeste. Conhecer o evento também foi importante para os alunos perceberem as estratégias de marketing e de divulgação”. Orgulhoso, o professor destacou que apenas a participação já seria o suficiente, mas “voltar para a casa com os três prêmios foi incrível. A intenção é fomentar ainda mais a participação de nossos estudantes nos próximos eventos”.
Para a próxima etapa, os trabalhos concorrerão na etapa nacional, representando a UFRB e também o Nordeste. O 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom vai acontecer em Belo Horizonte, na PUC Minas, entre os dias 05 e 08 de setembro.
Por João Carneiro - estudante da UFRB