NOTA PÚBLICA DOS DIRETORES DE CENTROS DA UFRB SOBRE A COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO JUNTO AO COLETIVO DE ESTUDANTES “PARALISAR PARA MOBILIZAR”
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
DIREÇÃO DO CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS - CAHL
DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS – CCAAB
DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – CETEC
DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DIREÇÃO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CFP
____________________________________________________________________
NOTA PÚBLICA DOS DIRETORES DE CENTROS DA UFRB SOBRE A COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO JUNTO AO COLETIVO DE ESTUDANTES “PARALISAR PARA MOBILIZAR”
Comunicamos às nossas respectivas comunidades acadêmicas que estamos solicitando o desligamento da Comissão de Negociação Institucional com o Coletivo de Estudantes “Paralisar para Mobilizar”.
Nossa decisão se deve aos acontecimentos ocorridos na última reunião da Comissão de Negociação, realizada em 23 de setembro de 2011, na qual os Diretores foram submetidos, em diversos momentos, a pressões psicológicas e ofensas morais provenientes dos estudantes que se posicionaram nas áreas externas da sala de reunião junto às janelas, dificultando o desenvolvimento da negociação. Concomitantemente a maioria dos representantes do coletivo, participantes da mesa de negociação, se manifestava de forma desrespeitosa, irônica e provocativa durante a reunião, culminando com demonstrações de menosprezo e desrespeito pela nossa instituição.
Desta forma, nós Diretores, que considerávamos que nossa participação, a pedido do próprio coletivo, significaria contribuições para o fortalecimento das unidades da UFRB, temos hoje a clara percepção de que o referido coletivo não deseja avançar nas negociações, mas sim causar transtorno e inviabilizar o funcionamento institucional, por meio da criação de subterfúgios para dificultar o processo de negociação. Tal coletivo, da mesma forma que impõe sua vontade a toda comunidade acadêmica com cadeados e correntes, impõe regras para que se possam negociar os pontos de pauta.
Reprovamos veementemente a forma descortês como vêm se portando muitos estudantes do coletivo “Paralisar para Mobilizar” nas reuniões, culminando em atitudes indelicadas, desrespeitosas, hostis e dissintônicas de acadêmicos, como as que foram presenciadas por todos os membros do colendo Conselho Universitário - CONSUNI, instância máxima da UFRB como órgão Doutrinário, Consultivo, Normativo e Deliberativo conforme Art. 21 do Estatuto da UFRB. Saliente-se que a desordem
instaurada na reunião do CONSUNI (ocorrida em 26/09/2011 nas instalações da PROGEP) culminou na interrupção da mesma, visto ser impossível realizar uma reunião em ambiente tão conturbado e maculado pela falta de reverência e decoro proveniente dos representantes do coletivo estudantil em epígrafe.
Entendemos que, como legítimos representantes de nossas respectivas comunidades acadêmicas, cargos para quais fomos eleitos, temos a obrigação de representar todos os membros dessas comunidades, motivo pelo qual não nos furtaremos de compor futuras comissões ou outros processos participativos, pautados no respeito intra e inter categorias que deve caracterizar qualquer ambiente universitário.
Para nós a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia é a instituição que representamos, respeitamos e defenderemos sempre.
Xavier Gilles Vatin - Diretor do CAHL
Alexandre A. Almassy Júnior- Diretor do CCAAB
Celso Luiz Borges de Oliveira - Diretor do CETEC
Luiz Favero Filho - Diretor do CCS
Clarivaldo Santos de Sousa - Diretor do CFP
Cruz das Almas - BA, 28 de setembro de 2011