Dois cursos do CAHL são reconhecidos pelo MEC

Publicado: Quinta, 30 Agosto 2012 11:45

Mais cinco cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obtiveram o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), dois deles são do Centro de Artes, Humanidades e Letras: Museologia e Licenciatura em História. As portarias de reconhecimento foram assinadas pelo secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Jorge Messias, e publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a avaliação do MEC, todos os cinco cursos da UFRB obtiveram Conceito de Curso (CC) 4, numa escala que varia de 1 a 5. Em visita à instituição, os avaliadores verificaram as condições das instalações e toda infraestrutura, a qualificação do corpo docente, a organização didático-pedagógica, o acervo disponível na biblioteca (livros didáticos e periódicos), laboratórios, entre outros. Para a pró-reitora de Graduação, Susana Pimentel, esses reconhecimentos representam mais uma conquista institucional, tendo em vista que tais cursos, criados no âmbito da autonomia da universidade, foram avaliados por instância externa e superior competente.

A [rokdownload menuitem="120" downloaditem="306" direct_download="false"]Portaria nº 150[/rokdownload], de 17 de agosto de 2012, oficializa o ato de reconhecimento do curso de Licenciatura em História. Este é ofertado pela UFRB no campus de Cachoeira desde 2006, nos turnos diurno e noturno. O profissional formado neste curso está apto a desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em museus, órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.O Museologia foram reconhecidos pela [rokdownload menuitem="120" downloaditem="308" direct_download="false"]Portaria Nº 134[/rokdownload], de 27 de julho 2012. O curso de Museologia é ofertado no campus de Cachoeira desde 2006, no turno diurno. O museólogo atua em todas as especificidades que a área comporta, tais como a pesquisa, as técnicas de conservação e de documentação de acervos e a utilização do patrimônio preservado como objeto para a educação.