CAHL articula convênio entre UFRB, Universidade de Bayreuth (Alemanha) e Universidade de Maputo (Moçambique)

Publicado: Quinta, 27 Setembro 2012 15:40

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tem buscado realizar convênios com instituições internacionais a fim de garantir projetos de capacitação e de pesquisa. No mês de outubro, o professor do curso de Cinema e Audiovisual, Cláudio Manoel Duarte, fará uma viagem à Alemanha, a convite da Profa. Ute Fendler para detalhar um convênio entre a UFRB, a Universidade de Bayreuth, naquele país, em parceria com a Universidade de Maputo, em Moçambique.

O convênio já foi assinado pelo reitor da UFRB, Prof. Paulo Gabriel Nacif, e pretende abarcar o campo das artes e humanidades. O objetivo, segundo ele, é promover uma articulação internacional triangular com foco em cultura, comunicação e arte. Por meio desta parceria entre as três instituições, pretende-se fomentar um mestrado interinstitucional e internacional.

De acordo com o professor Cláudio, essa articulação já vem acontecendo há quase um ano e a idéia é começar as atividades do convênio no próximo ano, 2013, com seminários comuns de professores das três universidades, com intercâmbios de 15 dias a 2 meses. O intercâmbio também incluirá alunos dos três países, com permanência de um a dois semestres.

Por ocasião da visita internacional, o professor Cláudio fará uma palestra sobre videoprodução e videoclipe como mapeamento de cenas musicais regionais (haverá uma mostra de oito videoclipes produzidos no curso de cinema, que fica em exibição em dois espaços em Bayreuth, região da Bavaria alemã: na Universidade de Bayreuth e no Centro Cultural Iwalewa Haus. Além disso, ele aproveita a oportunidade para ministrar um curso de conversação em português do Brasil a partir de poesias e músicas brasileiras.

Haverá também duas mostras de videoarte com o tema corpo, cultura afro e tecnologia, com obras dos artistas e professores da UFRB, Danillo Barata e Ayrson Heráclito.