II Seminário de Educação Ambiental do CCAAB e Traripe – Plantando Árvores, Colhendo Água

Publicado: Quarta, 15 Agosto 2018 16:18

No dia 08 de agosto de 2018 foi realizado, em Oliveira dos Campinhos/Santo Amaro da Purificação – BA, o II Seminário de Educação Ambiental e Ecológica do CCAAB e Traripe – Plantando Árvores, Colhendo Água. O evento foi promovido pelo Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB, através da Direção Pro Tempore do Prof. Elvis Vieira Lima, com a coordenação da Gestora de Extensão, Prof.ª Gabriela Pinheiro.

O evento contou com a presença do Diretor da FAEPE, Sr. Sérgio Magalhães; do Jornal Metropolitano, Sr. Cironaldo Santos; do Gestor do APA Lago Pedra do Cavalo, Sr. Marcio Pimentel; representante do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEMA), Srª Alexandra Hirsch; do Gestor do Monumento Natural dos Quênios de Subaé, Sr. Ezivaldo Freitas; representante do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga da Bahia (Cerbcaat), Sr. Carlos Romero Carvalho; representantes da UNAMACS – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cidadania Sustentável; Guarda Municipal de Oliveira dos Campinhos; poder público municipal e distrital; professores e alunos das escolas estaduais e municipais da comunidade local; além de professores, técnicos e estudantes da UFRB. Aproximadamente 150 pessoas participaram do evento.

Segundo a coordenadora do evento, Profa. Gabriela Pinheiro, o tema foi escolhido, principalmente, por dialogar com o Fórum Mundial da Água, que este ano aconteceu em Brasília. “Considerando que 2018 é o “ANO DA ÁGUA” no Brasil, nós propomos uma reflexão sobre o consumo, ações de gestão e preservação dos recursos hídricos."

O Seminário possibilitou o diálogo entre universidade (discentes e docentes), escola, comunidade externa, poder público e outros parceiros, valorizando as práticas extensionistas, com ênfase na troca de saberes voltados à sustentabilidade ambiental, econômica e social, contribuindo para a formação técnica e cidadã dos estudantes.

A mesa de abertura foi composta pelo Diretor Pro Tempore Prof. Elvis Vieira Lima, Jane Figueirêdo, Prof.ª Gabriela Lúcia Pinheiro e o Secretário de Planejamento da Prefeitura de Santo Amaro da Purificação, Sr. Almir Eloy.

No período da manhã foi realizado o ciclo de palestras com as seguintes temáticas:

- Qual a sua pegada hídrica? - Paullo Santos (Coordenador do Ecobairro Brasil em Feira de Santana e Consultor em Desenvolvimento Sustentável);

- Curiosidades do mundo aquático - Prof. Jesus Manuel Delgado (CCAAB/UFRB);

- A água, a sua importância e onde encontrá-la - Prof. Rogério de Jesus Porciuncula (NEIM/CECULT/UFRB).

No período da tarde,  foram realizadas as oficinas: “Recuperação de nascente”, coordenada por Alessandro Ramos de Jesus (Discente do CCAAB/UFRB) e “Produção de mudas”, coordenada pelo Prof. Liniker Fernandes da Silva (CCAAB/UFRB).

Paralelamente ao evento, aconteceu no Teatro Caetano Veloso, a I Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, coordenada pelo Sr. Almir Eloy. Foram apresentados o Novo Código Ambiental, o Plano Municipal de Saneamento Básico e as diversas ações de educação ambiental do Programa Despertar, que neste ano vem trabalhando o tema“Água, Cidadania e Sustentabilidade”.

Ao final do evento, a gestora do espaço Traripe, Jane Figueirêdo, realizou a leitura da Carta Compromisso de Oliveira dos Campinhos que foi assinada pelos presentes.

Fonte: Gabriela Lúcia Pinheiro e Nadja Ribeiro Santos

Fotos: Nadja Ribeiro, Hernandes Passos e Luciano Santos