Dia do Engenheiro de Pesca
Neste dia 14 de dezembro é comemorado o Dia do Engenheiro de Pesca,sendo a homenagem foi garantida pela Lei de nº 12.820, do Diário Oficial da União. Esta data foi escolhida no Brasil por ter sido o dia da colação de grau da primeira turma de engenheiros de pesca no país, em Pernambuco, no ano de 1974. Estes profissionais são responsáveis pela produção de pescado no país, quer seja pela pesca ou aqüicultura, aliado à conservação e beneficiamento, procurando associar a sustentabilidade dos recursos pesqueiros, produção e a conservação do meio ambiente.
O Curso de Engenharia de Pesca da UFRB comemora a aprovação de dois grandes projetos juntos ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), intitulados “(1) Programa de Estruturação ou modernização dos setores de ensino, pesquisa e extensão em aquicultura da UFRB – Coordenado pelo Prof. Bruno Mattos” e “(2) Desenvolvimento e Qualificação da Cadeia Produtiva de Organismos Aquáticos Ornamentais – Coordenado pelo Prof. Leopoldo Barreto”.
No Brasil outros 127 projetos foram submetidos à avaliação, em diversas regiões do país, mas apenas 24 selecionados, sendo 2 projetos aprovados pela Engenharia de Pesca/CCAAB/UFRB. Ao todo o MPA irá custear mais de 2,8 milhões de reais na execução dos projetos junto à UFRB, pelos próximos dois anos, mudando não apenas a realidade local (Projeto 1), mas também o cenário nacional (Projeto 2).
Além destes, tivemos outro projeto aprovado junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que será coordenado pelo Prof. Bruno Mattos, intitulado “Bahia + Pescado: capacitação e qualificação técnica de jovens das ciências agrárias no desenvolvimento aquícola do Estado”, o qual terá como empresa residente as unidades da Bahia Pesca S/A, e terá como principal motivação a qualificação profissional dos recém egressos dos cursos de agrárias do CCAAB/UFRB.
Os docentes, discentes e técnicos-administrativos do Curso de Engenharia de Pesca da UFRB, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas – CCAAB, tem se empenhado para cada vez mais tornar o curso de excelência formando profissionais mais capacitados.
Fonte: Colegiado de Pesca